Vacinação contra a dengue será ampliada a partir desta sexta (19) | O TEMPO Betim
 
PÚBLICO-ALVO

Vacinação contra a dengue será ampliada a partir desta sexta (19)

Além das crianças de 10 e 11 anos, agora, também poderão ser imunizados os adolescentes de 12 a 14 anos

Por Redação

Publicado em 18 de abril de 2024 | 12:57

 
 
A vacina Qdenga protege contra os sorotipos 1, 2, 3 e 4 da dengue A vacina Qdenga protege contra os sorotipos 1, 2, 3 e 4 da dengue Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação
normal

Betim vai ampliar, a partir desta sexta-feira (19), a faixa etária do público convocado para a vacinação contra a dengue na cidade. Agora, além das crianças de 10 e 11 anos, também poderão ser imunizados contra a doença os adolescentes de 12 a 14 anos. A ampliação foi definida com o objetivo de acelerar à vacinação, em razão da baixa adesão do público inicial, e  segue a diretriz do  Ministério da Saúde, que orientou que a vacinação fosse feita de forma gradual. A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, das 8h às 17h.

Betim não recebeu doses da vacina contra a dengue com prazo de vencimento expirando em 30 de abril de 2024. Dessa forma, seguindo as orientações técnicas do Ministério da Saúde, a imunização no município seguirá de forma regular, para pessoas de 10 a 14 anos, e não haverá ampliação temporária para outras faixas etárias. 

A vacina Qdenga, produzida com o vírus atenuado, protege contra os sorotipos 1, 2, 3 e 4 da dengue. O esquema vacinal é de duas doses, que devem ser aplicadas com um intervalo de três meses entre elas. Se a criança contrair a dengue antes de ser vacinada, deve esperar seis meses para receber a primeira dose. Caso a infecção ocorra depois de receber a primeira dose, o intervalo de três meses entre a primeira e a segunda não precisará ser alterado, desde que esta última não seja aplicada com menos de 30 dias após o início da doença.

Para serem imunizados, as crianças e os adolescentes devem estar acompanhados de um dos pais ou do responsável legal, e apresentarem um documento de identidade e o cartão de vacinas.