Atendimentos a pessoas com sintomas de dengue caem 24%, mas centros continuam abertos | O TEMPO Betim
 
SAÚDE

Atendimentos a pessoas com sintomas de dengue caem 24%, mas centros continuam abertos

Secretaria de Saúde destaca que cenário ainda é de epidemia

Por Lisley Alvarenga

Publicado em 24 de abril de 2024 | 09:16

 
 
Centros AED continuam abertos, diz prefeitura Centros AED continuam abertos, diz prefeitura Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação
normal

Betim registrou queda de 24,3% nos atendimentos de pacientes com sintomas de dengue, chikungunya e zika nas unidades assistenciais da Rede SUS municipal.

Entre 17 e 30 de março, 2.535 pessoas com sinais de doenças relacionadas às aboviroses foram assistidas nas unidades públicas de Saúde, enquanto que, entre 31 de março e 13 de abril, foram 1.963. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde. 

Embora tenha havido melhora do cenário epidemiológico, o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Joanilson Santos Guimarães, afirmou que Betim continua enfrentando uma epidemia. Por isso, segundo ele, as ações de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti continuarão a ser desenvolvidas pelas equipes da Vigilância em Saúde e da Ecos com o objetivo de reduzir os índices da doença. 

O secretário garantiu também que ainda não há previsão de o município fechar nenhum dos Centros de Acolhimento Especializado para Dengue (Centros AED) abertos. “Apesar da melhora no cenário epidemiológico, os indicadores ainda nos mostram que é preciso manter toda a atenção nas medidas de controle dos focos do mosquito”, alertou o secretário adjunto.

Veja também:

Vacinação contra a dengue será ampliada a partir desta sexta (19)