O Betim Cast – Diálogos do Cotidiano recebeu na terça-feira (10) o ator, diretor e fundador do Núcleo Cênico Gilbert Diniz, um dos nomes de destaque na cena cultural betinense. Na entrevista, ele abordou a atual situação dos incentivos à cultura na cidade, destacando o impacto da Lei de Incentivo Noemi Gontijo no fomento ao mercado artístico local e os desafios enfrentados pela Comissão de Avaliação e Seleção (CAS) na análise dos projetos submetidos.
Com uma trajetória marcada por vasta formação e atuação no teatro nacional e internacional, Gilbert reforçou a importância da lei como ferramenta essencial para ampliar as oportunidades dos artistas. O artista também trouxe à tona as dificuldades enfrentadas pela CAS na hora de avaliar os projetos, um processo que, segundo ele, carrega um peso emocional. “Reprovar um projeto não é fácil, porque entendemos que, muitas vezes, ali está o sonho de uma vida inteira de um artista. Não gostamos de fazer isso, mas precisamos seguir os critérios da lei”, confessou.
Gilbert ainda elogiou as iniciativas de incentivo atuais, mas destacou que é preciso continuar avançando. Além de coordenar projetos sociais e ambientais que unem arte e conscientização, Gilbert Diniz tem uma vasta experiência em formação de atores e atuação em palcos de diferentes países.