Celebrado nesta quinta-feira (16), o Dia do Gari é um momento especial para homenagear os agentes da limpeza urbana, essenciais para a manutenção da cidade, da saúde pública e para o meio ambiente.
Em Betim, de janeiro a abril deste ano, os profissionais da Viasolo coletaram mais de 30.400 toneladas de resíduos domiciliares. No mesmo período, mais de 23.200 quilômetros foram varridos.
Ao todo, cerca de 550 colaboradores atuam na redução significativa da proliferação de doenças, na mitigação dos impactos ambientais e na promoção da sustentabilidade e da conservação dos recursos naturais.
Por trás de cada um desses profissionais existem histórias inspiradoras de luta, resiliência e conquistas. Entre os agentes que atuam na cidade, está Maicon Christian, que iniciou na Viasolo há 12 anos, como capinador, e hoje atua como fiscal de capina. “No meu modo de ver essa é uma das profissões mais bonitas que existe. Sou casado há 18 anos, tenho dois filhos maravilhosos, que são duas bênçãos em minha vida, e que são minha motivação para levantar todos os dias para dar o meu melhor e cuidar do próximo. Porque é isso que fazemos: um trabalho maravilhoso, que deixa a cidade bonita e está ligado à saúde pública. Essa é uma profissão muito gratificante”, afirma.
Assim como ele, a varredeira Aline Cristina Xavier encontra na família o porto seguro e a motivação para sair de casa todos os dias e exercer sua função cuidando das ruas da cidade. "Sou uma pessoa sorridente, alegre, gosto de dar bom dia e sou muito orgulhosa dos meus filhos. Tenho cinco, que mais parecem ser um só, porque não me dão trabalho. Inclusive, um deles está estudando para ser engenheiro. O que mais posso querer? A minha conquista são eles. E a Viasolo tem uma participação muito importante na minha trajetória, porque se não fosse esse trabalho, eu não teria como cuidar da minha família. o Dia do Gari é um dia muito especial porque eu amo essa profissão, faço por prazer e me sinto muito bem", reflete.
Quem também tem a Viasolo como segunda família e celebra o Dia do Gari é o coletor Gilberto Pereira dos Santos. "Todo homem depende do trabalho digno e, todos os dias eu saio de casa, deixo minha esposa e filhos, que já estão criados hoje em dia, inclusive com um trabalhando na Europa. Não sei o que seria de mim sem o meu trabalho, que me proporciona uma satisfação muito grande. Tenho a minha família em casa e, na Viasolo encontro minha segunda família. Essa data, o Dia do Gari, é um dia muito especial para a valorização desse trabalho tão importante, que exercemos não só em Betim, mas em todo o país", afirma.
A Viasolo Engenharia Ambiental é uma unidade de valorização sustentável que oferece soluções em resíduos há mais de duas décadas, com tecnologia, inovação e modernos equipamentos, presta serviços de limpeza urbana com excelência para o município de Betim, contribuindo para a qualidade de vida da população e preservando o meio-ambiente.