A Rua do Rosário foi invadida pelas cores do pré-Carnaval Betim 2024, no último final de semana. Foram 16 blocos de rua, que divertiram os foliões com muita música, figurinos criativos, batuques e samba no pé. De acordo com a Secretaria Municipal de Arte e Cultura, a festa, que contou com um público flutuante diversificado, reuniu cerca de 18 mil pessoas nos dois dias. Para amenizar os impactos da poluição e deixar a rua mais limpa, cerca de 50 trabalhadores da limpeza urbana garantiram a retirada de resíduos de confetes, serpentinas e outros produtos comuns do Carnaval do espaço, durante os dias do evento.
A rua também foi lavada com um caminhão pipa ainda na noite desse domingo (4). No total, 600 sacos de lixo foram recolhidos pelos profissionais. Nesta segunda-feira (5), as equipes de varrição percorreram todo o circuito dos blocos e as ruas adjacentes para terminar a limpeza e o recolhimento das estruturas montadas. Todas as ruas interditadas foram liberadas para o trânsito após o evento.
“O Pré-Carnaval Betim 2024 foi incrível. Tivemos uma participação expressiva da população, com pessoas de todas as idades, sobretudo muitas famílias reunidas na Rua do Rosário num clima de festa e de paz. Neste ano, os blocos receberam um incentivo três vezes maior em comparação com o ano passado, o que contribuiu para que se preparassem ainda melhor, levando ao circuito desfiles inesquecíveis. A ação conjunta da Secult com a Guarda Municipal e a Ecos foi um diferencial para toda essa atmosfera positiva que certamente propiciou a foliões, comerciantes e organizadores memórias muito felizes e marcantes”, comemora a secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro.
Foram mobilizados pela Guarda Municipal, mais de cem profissionais da segurança, nove viaturas, uma base móvel de monitoramento com câmeras e um drone, que sobrevoava toda a Rua do Rosário, para garantir a proteção dos foliões no evento. A corporação contou com a atuação de 115 agentes no sábado (3) e 125 no domingo (4), agentes do 33° Batalhão da Polícia Militar, além de uma equipe privada composta por 20 brigadistas e 60 seguranças, que reforçou os trabalhos nos acessos à festa.
Segundo o comandante da GM, Anderson Reis, foram registradas duas ocorrências somente no segundo dias, sendo um furto de celular e um episódio de lesão corporal, porém sem gravidade. “Neste ano, contamos com uma estrutura de segurança maior para garantir a segurança do público, que respeitou os horários da festa. Todos os bares e estabelecimentos comerciais também cumpriram o decreto. Para esse perfil de evento, com tantas pessoas reunidas, é um balanço extremamente positivo”, salienta. Outras normas de segurança, como a proibição, para todos que transitavam pelo circuito, do porte de embalagens de vidro e de objetos pontiagudos e cortantes, também foram implementadas.