TARJA-PORTALFOLIAMOBILE
 
FOLIA

Município divulga regras de organização e segurança para o CarnaBetim

Medidas foram publicadas no ‘Órgão Oficial’ e estabelecem diretrizes para os dois dias de festa

Por O TEMPO

Publicado em 13 de fevereiro de 2025 | 15:55

 
 
Folia deste ano deve receber público maior do que o do ano passado Folia deste ano deve receber público maior do que o do ano passado Foto: Carolina Miranda

As medidas de segurança e organização para o CarnaBetim 2025 - que tem a expectativa de receber um público maior do que o do ano passado - foram publicadas na edição dessa quarta-feira (12 de fevereiro) do “Órgão Oficial”.

De acordo com o Decreto nº 47.796, assim como ocorreu em 2024, serão proibidos neste ano o porte, a posse, a distribuição e a comercialização de recipientes de vidro para o acondicionamento de bebidas alcoólicas, refrigerantes, sucos, águas e similares. Também não serão permitidos o porte, a posse, a distribuição e a comercialização de petiscos em espetos de madeira ou qualquer outro material perfurante.

Outra proibição prevista no texto é a do uso de bancos, cadeiras, mesas, barracas ou qualquer tipo de mobiliário nas calçadas, em ambos os sentidos da Rua do Rosário, nos dois dias da festa. O decreto proíbe ainda som automotivo e/ou caixas de som dentro do circuito e no entorno do perímetro do CarnaBetim, de modo que interfira ou comprometa o som dos trios e/ou das baterias dos blocos.
 
Além disso, fica determinado o encerramento do evento, bem como das atividades de todos os bares, restaurantes, barracas e ambulantes no perímetro do circuito da Rua do Rosário às 22h30, tanto no sábado (22 de fevereiro) quanto no domingo (23 de fevereiro).

Outra medida importante determina que apenas estabelecimentos comerciais com alvará de localização com Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) principal referente ao ramo de alimentação e bebidas estarão autorizados a comercializar esses produtos. Um dos objetivos dessa decisão é impedir que estabelecimentos sem condições sanitárias de preparar e/ou armazenar alimentos e bebidas comercializem produtos que possam estar impróprios para o consumo.

“Sabemos que o CarnaBetim é um momento de grande movimentação na cidade, trazendo alegria para os foliões, oportunidades para o comércio local e também desafios na organização do espaço e na convivência entre os setores. Por isso, a contribuição dos comerciantes que estarão direta ou indiretamente no circuito é fundamental para que a festa seja um sucesso. Esperamos que todos sejam nossos grandes parceiros, observando as normas estabelecidas e estimulando o convívio respeitoso e harmonioso para termos um evento bem-sucedido e oferecermos uma experiência de qualidade para o público”, afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Bárbara Janine.

A prefeitura reforça que aqueles que porventura descumprirem as normas estarão cometendo crime de desobediência, sujeitando-se, ainda, ao pagamento de multa prevista no artigo 183 da Lei Municipal n° 909 e na Lei Municipal n° 5.950.

Fiscalização

Nos dias de folia, a Guarda Municipal e a Fiscalização de Posturas, com o apoio da Polícia Militar e do Conselho Tutelar (se necessário), vão atuar para garantir não apenas o cumprimento das normas estabelecidas pelo Decreto nº 47.796, mas a segurança dos foliões. 

“Empenharemos cerca de cem guardas municipais ao longo de todo o circuito da Rua do Rosário e também nas imediações. Além disso, atuaremos por meio da Patrulha de Proteção à Mulher (PPM), com a campanha ‘Não é Não’, contra o assédio. Teremos ainda um ponto fixo para que os cidadãos possam nos acionar caso haja qualquer tipo de intercorrência, como furto, roubo, assédio, importunação, dentre outros, mas contaremos também com o Ônibus Guardião, que possui sistema de videomonitoramento em tempo real e guardas embarcados, garantindo uma resposta rápida a qualquer eventualidade. Nosso objetivo é proporcionar um ambiente seguro e organizado para que todos possam aproveitar a festa com tranquilidade e alegria”, adianta a comandante da Guarda Municipal, Midiã Fernandes.

Além dessas ações, nos cinco acessos ao circuito da Rua do Rosário haverá revistas com detectores de metal. A operação contará com 50 seguranças particulares e dez brigadistas distribuídos estrategicamente. O perímetro da festa será delimitado com tapumes metálicos, garantindo o controle de entrada e saída dos foliões, segundo a administração municipal.
 
“O CarnaBetim está se consolidando como o melhor pré-carnaval da região, proporcionando não apenas lazer e cultura para a população, mas impulsionando a economia local. A festa movimenta o comércio, gera oportunidades de trabalho e fortalece o setor de serviços. Queremos que o CarnaBetim se mantenha como uma atração alegre e segura para toda a família, com pessoas de todas as idades e toda a diversidade que a festa mais popular do país abraça. O decreto busca garantir que todos aproveitem o evento com tranquilidade, segurança e muita animação, numa celebração organizada e acessível a todos”, frisa a secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro.