TARJA-PORTALFOLIAMOBILE
 
PERSONALIDADE NA AVENIDA

Artesã ensina dicas para customizar abadá sem usar máquina de costura

Fita, tesoura, renda, cola quente e criatividade são suficientes para transformar uma simples blusa em uma peça cheia de estilo

Por Marcio Antunes

Publicado em 17 de fevereiro de 2025 | 16:24

 
 
Sugestões são ideias para quem bão teve tempo de estilizar o abadá, como a opção de frente única feita apenas com uma fita Sugestões são ideias para quem bão teve tempo de estilizar o abadá, como a opção de frente única feita apenas com uma fita Foto: Carolina Miranda

O Jornal O Tempo Betim inicia hoje a série "OTB no CarnaBetim 2025", trazendo cinco reportagens especiais com dicas para os foliões aproveitarem a festa nos dias 22 e 23 de fevereiro, na Rua do Rosário, no bairro Angola.

De sugestões de penteados, maquiagem, abadás customizados, até orientações de segurança e como evitar a ressaca, a série promete inspirar quem vai curtir a folia até a quarta-feira de cinzas, dia 4 de março.

Para começar, a reportagem de hoje traz dicas práticas e rápidas para personalizar seu abadá sem precisar de máquina de costura. Quem compartilha essas sugestões é a artesã e servidora pública Maria Emilia Martins, especialista em transformar peças básicas em looks cheios de estilo.

Transformação em minutos

Se você pegou seu abadá na última hora e precisa dar um toque especial, Maria Emilia ensina um truque simples: transformar a peça em uma frente única sem precisar cortar o tecido.

"Basta pegar uma fita que tiver em casa, atravessar pela manga e puxar para formar a frente única. Isso evita cortes, é só amarrar e ajustar na frente. Fica pronto rapidinho e é uma opção bem fresquinha para o calor do Carnaval", explica.

Outra sugestão é para quem quer um modelo mais ajustado ao corpo: cortar uma das mangas, esconder esse lado e amarrar com uma fita, formando um laço.

“Outra dica é cortar uma das mangas, esconder um lado e amarrar do outro lado com a fitinha e dar um laço para o abadá ficar mais ajustado ao corpo”, conta a artesã. 

Detalhes e brilho

Se você prefere um look mais leve e estiloso, cortar a gola e deixá-la mais cavada é uma ótima opção. Para completar, adicionar ombreiras ou colar adereços nas mangas pode fazer toda a diferença.

"As ombreiras são fáceis de encontrar no mercado e ajudam quem prefere cobrir os ombros. Já as pedrarias e rendas dão um toque sofisticado", sugere Maria Emilia.

Abadá apertado? 

Nada pior do que vestir o abadá e perceber que ele está apertado. Mas há um truque infalível:
"Abra as laterais e cole uma bela renda de um lado e do outro. Se antes era G, vira GG na hora!", ensina a artesã.

Dicas extras 

A principal recomendação de Maria Emília é planejar a customização com antecedência para garantir um acabamento perfeito.
"O ideal é não deixar para última hora, assim dá tempo de criar um modelo exclusivo. Mas, se o tempo for curto, essas dicas já resolvem e garantem um look incrível", reforça.

Por fim, um kit essencial não pode faltar na hora da customização: tesoura, cola quente, cola específica para pedrarias e muita criatividade!

Tudo pronto para transformar seu abadá e brilhar no CarnaBetim 2025?