Neste sábado (12), Dia das Crianças, o “Altas Horas”, da Rede Globo, emocionou os representantes do Instituto Ramacrisna com uma surpresa especial. Os alunos Igor Rodrigues e Ana Clara Malaquias, junto ao maestro Eliseu Barros, se apresentaram no programa e foram informados de que o projeto Bons de Nota, do qual participam, foi contemplado pelo Criança Esperança, que, mais uma vez, dará apoio financeiro ao instituto neste ano.
O anúncio feito no palco foi emocionante para os jovens músicos. Ana Clara, que é violonista, descreveu o momento como "um dos mais emocionantes" de sua trajetória. “Nunca imaginei que meu trabalho com a música me levaria tão longe. O Instituto Ramacrisna me deu tudo o que precisei para alcançar esse sonho,” comentou. Igor, também aluno da Orquestra Filarmônica, falou sobre a importância do incentivo que recebeu: “A experiência de tocar em rede nacional foi um marco. Ter o apoio do maestro Eliseu e do Instituto foi essencial para que eu pudesse chegar até aqui. O anúncio do Criança Esperança só reforça o impacto positivo que a música tem em nossas vidas”, disse.
A gravação do programa aconteceu na última terça-feira (8 de outubro), em São Paulo, e foi um dos momentos mais marcantes da trajetória de ambos os alunos. Eliseu Barros, maestro da Orquestra Filarmônica Ramacrisna, comentou o orgulho de ver seus alunos atingindo novas conquistas. "Ver talentos como os de Ana e Igor florescerem é a prova de que o trabalho que fazemos vai muito além de ensinar música. Nós ajudamos esses jovens a acreditarem em seus próprios potenciais e a buscarem sempre mais."
Aplicação
O recurso destinado pelo Criança Esperança será aplicado no projeto Bons de Nota, que integra a iniciativa do Instituto Ramacrisna. O projeto visa promover o fortalecimento escolar e o desenvolvimento cultural de crianças e adolescentes por meio de oficinas de robótica educacional, educação ambiental, esportes e música. A Orquestra Filarmônica Ramacrisna e o Fablab, laboratório de fabricação digital do instituto, são algumas das áreas que se beneficiarão diretamente com o investimento.
Segundo Solange Bottaro, vice-presidente do instituto, “ser contemplados pelo Criança Esperança é um reconhecimento gigantesco do impacto que o Ramacrisna gera”. “Nosso objetivo é oferecer muito mais que educação formal. É proporcionar uma formação completa e preparar os jovens para um futuro promissor”, afirmou.