O Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial de Betim (Compir) realizou nessa segunda-feira (18) a eleição de representantes que irão integrar as comissões do Compir, no biênio de 2025 a 2027. No total, 15 entidades se inscreveram para representar os movimentos da cidade, destas, nove foram eleitas.
Segundo a conselheira do Compir, Bárbara Ravena Martiniano, 112 pessoas foram até a Casa dos Conselhos, no bairro Brasileia, para votarem nas entidades. “Essa foi uma das eleições mais mobilizadas do Compir. Os votantes puderam votar em todos os segmentos que tinham entidades inscritas. Foi um processo mais transparente e democrático, onde o cidadão comum pode estar mais próximo ao conselho”, destacou a conselheira.
A data da posse dos novos representantes, ainda, não foi definida, mas se espera que seja até o fim deste ano. “Esperamos comprometimento com as políticas públicas de igualdade racial do nosso município, com o conselho e com a causa, e que os novos conselheiros tenham sabedoria para colaborar com essa nova gestão”, pontuou Ravena.
Confira as entidades eleitas para representar cada movimento: