DISCRIMINAÇÃO

Presidente do Movimento LGBTQIAPN+ denuncia LGBTfobia

Em vídeo, influenciadora usa foto de Leônidas Ferraz ao mencionar o termo "bizarrices modernas"

Publicado em 18 de fevereiro de 2024 | 16:33

 
 
Leônidas Ferraz registrou boletim de ocorrência contra a influenciadora Leônidas Ferraz registrou boletim de ocorrência contra a influenciadora Foto: Arquivo pessoal

A presidente do Movimento LGBTQIAPN+ de Betim, Leônidas Ferraz, denunciou a influenciadora digital Maria Fernanda Baccelli por ter usado a imagem dela sem o consentimento em uma publicação nesta semana.

No vídeo, a mulher fala sobre séries coreanas e comenta sobre como esses conteúdos, supostamente, mantêm "a masculinidade e a estética da feminilidade bem definidas e claras". Em seguida, ela usa o termo "bizarrice" ao mencionar os tempos atuais, momento em que aparecem fotos de três pessoas da comunidade LGBTQIAPN+, incluindo Leônidas.

"Denunciei um crime em rede social contra uma influenciadora de São Paulo, que está usando a imagem de três pessoas LGBTs, e a minha, como apresentadora da maior parada do mundo, sem o meu consentimento. Ela é preconceituosa. Não vamos aceitar mais LGBTfobia contra a população", disse.

O advogado e presidente do Conselho Municipal LGBTQI de Betim, Maicon Nepomuceno, afirmou que a fala da influenciadora configura crime de LGBTfobia e de uso indevido da imagem. 

"Usar a foto de uma pessoa trans em um evento que celebra a diversidade, como a maior parada do orgulho LGBT do mundo (ele se refere ao evento promovido em São Paulo), é LGBTfobia sim", destacou.

Segundo ele, o conselho tem dado orientação jurídica a Leônidas e, na próxima terça-feira (20), irá soltar uma nota de repúdio "a todo ódio em forma de liberdade de expressão". Eles também irão representar o crime na Polícia Civil para solicitar abertura do inquérito.

"A influenciadora usa o termo "bizarrice moderna" quando aparecem as fotos incluindo a de Leônidas. Ou seja: as drags e trans são pessoas bizarras? É um crime e ela tem que ser responsabilizada. Jamais tolerarei esse tipo de atrocidade a nossa constituição. Merecemos respeito", concluiu.

Posicionamento

A reportagem entrou em contato com Maria Fernanda Baccelli mas, até a publicação desta matéria, ela não havia divulgado um posicionamento.

Após a repercussão, o vídeo não se encontra mais no Instagram, mas não se sabe se foi derrubado pela plataforma ou se foi excluído pela mulher. 

Confira a fala da influenciadora na íntegra dita no vídeo:

Afinal, por que as séries coreanas estão em alta? Será que é porque elas realçam algo que vem sendo extinto no ocidente? No caso, tanto a estética da masculinidade quanto a estética da feminilidade são bem definidas e claras. Sem falar que eles também expõem romantismos, tradições e valores. 

O que naturalmente gera um equilíbrio, um oásis em meio ao deserto de tanta bizarrice da pós-modernidade. E sim, faz muita falta o senso de belo, o senso de ordem, na nossa sociedade que infelizmente foram deturpados.

Afinal, por que as séries coreanas estão em alta? Será que é porque.