A exemplo da rede pública de saúde do município, a privada vem registrando um aumento exponencial no volume de pacientes com sintomas de dengue. No hospital Mater Dei Betim Contagem, por exemplo, de 15 de janeiro pra cá, o número de casos suspeitos da doença já é cinco vezes superior ao que foi registrado no mesmo período do ano passado, segundo a unidade.
Diante desse cenário, a rede implantou o comitê de Crise de Dengue, que se reúne periodicamente para traçar ações como aumentos no número de colaboradores, de leitos e de médicos (chegando a sete clínicos por período).
“Além disso, temos fluxos assistenciais desenhados como protocolo de dengue, com coleta de hemograma, pesquisa de dengue e sala de hidratação exclusiva”, informou a rede hospitalar.
Já no Hospital Unimed – Unidade Betim (foto acima), nos primeiros 15 dias deste mês, a procura por pronto atendimento foi 200% maior do que na primeira quinzena de janeiro, resultado do aumento dos casos suspeitos de arboviroses, de acordo com a instituição. Na comparação entre janeiro de 2024 e dezembro de 2023, o avanço foi de 350%.
Para atender a demanda crescente, foram criadas salas de hidratação no hospital, e as equipes médica e assistencial foram reforçadas. “Entre outras medidas que a Unimed-BH vem adotando, com objetivo de orientar os clientes de Betim e de outros municípios, estão: divulgação de uma campanha de comunicação alertando sobre os cuidados, principalmente em como eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti; reforço dos sinais e sintomas; e a ampliação da agenda de atendimento na consulta on-line”, completou a cooperativa.
O serviço de teleconsulta está disponível 24 horas, e o agendamento pode ser feito pelo aplicativo ou pelo site da Unimed-BH.