FIRST LEGO

Alunos da E.M Margarida Soares participam de torneio internacional de robótica

Equipe betinense foi a única de escola pública do Estado a ser selecionada para a competição, que aconteceu em Brasília (DF)

Por Kemileyn Freire
Publicado em 13 de março de 2024 | 16:01
 
 
Para chegarem à etapa nacional, os alunos competiram regionalmente e receberam o prêmio Core Values

Oito alunos betinenses representaram o município na etapa nacional do torneio internacional de robótica FIRST LEGO League Challenge (FLLC), promovido pelo Sesi. Os estudantes são da Escola Municipal Margarida Soares Guimarães, que fica no bairro Brasileia, e foram até Brasília (DF) participar da competição, que aconteceu entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março. O evento é o maior torneio de robótica do mundo.

Entre as seis equipes de Minas Gerais estava a DNA BOTS, formada pelos estudantes de Betim, sendo a única equipe de escola pública do Estado presente no torneio. Para chegarem à etapa nacional, os alunos competiram regionalmente e receberam o prêmio Core Values. Eles foram classificados para a nacional, em Brasília, mas não receberam título.

A equipe foi composta pelos alunos Daniela Ribeiro, Geovanna Camargos, João Mendes, Izabella Oliveira, Poliane Azevedo, Matheus Gonçalves, Stefany Moreira e Isabele Moreira. Durante a trajetória, os estudantes contaram com a supervisão dos professores Marco Antônio, Fernanda Barbosa e Paulo Flores, além do apoio da diretora Amanda Villela.

“Foram horas, dias, meses de muito estudo e dedicação no contraturno. Essa oportunidade de representar nosso município num evento de tamanha importância em Brasília foi de grande reconhecimento e serviu de incentivo para os demais estudantes. Além do troféu recebido na etapa regional, o aprendizado, as trocas, o trabalho em equipe se refletem diretamente na escola. Nossos estudantes se tornaram mais engajados e entusiasmados a seguir em busca de novos desafios e terão a possibilidade de se destacar futuramente no mercado de trabalho. Enquanto diretora, sinto orgulho e motivação para continuar esse trabalho”, relata Amanda.

Os alunos apresentaram dois projetos, sendo eles o Robôbisco, que produz arte abstrata utilizando motor retirado de drives de CD/DVD, reaproveitados de sucatas de computadores; e Art Disk, que é um dispositivo construído a partir do reaproveitamento de peças descartadas e também produz arte abstrata utilizando materiais que seriam descartados na natureza.

Torneio de robótica FIRST LEGO League Challenge

A FIRST é uma ONG norte-americana, que chegou ao Brasil em 2004  na categoria Challenge (9 a 15 anos), hoje operada pelo SESI - Serviço Social da Indústria - Departamento Nacional. A partir de 2018, expandiu para as categorias Discover (3 a 6 anos) e Explore (6 a 10 anos), operados pelo Educacional completo: Educacional - Ecossistema de Tecnologia e Inovação.

Anualmente a ONG lança um tema alinhado para as todas as suas competições e cada faixa etária cumpre desafios relacionados a este tema. O objetivo é incentivar jovens e estudantes a se interessarem em áreas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) por meio de programas com  torneio de robótica.

Veja os registros: