EM MAIO

Betim receberá divisão do Tribunal Regional Federal

Novo espaço, que deve ser instalado no Monte Carmo Shopping, irá atender moradores da cidade e de municípios do entorno

Por Sara Lira

Publicado em 27 de março de 2024 | 20:41

 
 
Prefeito Vittorio Medioli se reuniu nesta semana com a presidente do TRF6, Mônica Sifuentes, para alinhar detalhes sobre o tema Prefeito Vittorio Medioli se reuniu nesta semana com a presidente do TRF6, Mônica Sifuentes, para alinhar detalhes sobre o tema Foto: TRF6/Divulgação
normal

Betim deverá receber, em maio, uma Unidade de Atendimento Avançado (UAA) do Tribunal Regional Federal 6ª Região (TRF6). Um termo de cooperação entre o município e o TRF6 será assinado para viabilizar a vinda da unidade para a cidade. O assunto foi discutido na segunda-feira (26), em um encontro entre o prefeito Vittorio Medioli (sem partido), a presidente do TRF6, a desembargadora Mônica Sifuentes, o diretor-geral da Corte, Edmundo Veras Filho, e o procurador-geral de Betim, Joab Ribeiro Costa.

O objetivo da instalação da unidade em Betim é ampliar o acesso à Justiça por parte de cidadãos que buscam a resolução de questões na esfera federal e até então precisam se deslocar até Belo Horizonte para isso. 

No novo espaço, que será instalado no Monte Carmo Shopping, a população poderá demandar benefícios como auxílio-doença e aposentadoria, além de questões envolvendo financiamento de empréstimos federais e habitacionais. A unidade também atenderá o ajuizamento de ações, fará a realização de audiências e perícias, eliminando a necessidade de que o requerente tenha que se deslocar até Belo Horizonte, como ocorre atualmente. 

“A instalação dessa unidade em Betim vai contribuir muito para ampliar o acesso da população, sobretudo a mais vulnerável, aos serviços da Justiça Federal. Aqui, as pessoas poderão, por exemplo, requerer pagamento de benefícios, resolver demandas que necessitam de perícias médicas e solucionar causas de até 60 salários-mínimos. Enfim, a partir dessa instalação o cidadão não precisará mais se deslocar até a capital para resolver essas demandas”, detalhou o procurador-geral de Betim, Joab Ribeiro Costa. 

De acordo com ele, a escolha da unidade no Monte Carmo foi estratégica, visto que o local já reúne serviços como do Detran e do Procon. Além disso, nas proximidades será construído o prédio do Ministério Público. Também já está em construção o prédio do novo Fórum de Betim. 

“Então, a ideia é concentrar órgãos da Justiça em um mesmo espaço, que está localizado em uma área central da cidade, de fácil acesso para a população”, explicou doutor Joab. 

Ainda segundo o procurador-geral, a unidade do TRF6 vai atender não só aos cidadãos de Betim, mas a todos os moradores de cidades circunvizinhas com jurisdição em Belo Horizonte, como Mateus Leme, Juatuba, Brumadinho, entre outras.

*Matéria colaborativa feita por Sara Lira e Daniele Marzano