Regap, em Betim, terá usina fotovoltaica em 2025 | O TEMPO Betim
 
PETOBRAS

Regap, em Betim, terá usina fotovoltaica em 2025

Instalação integrada ao sistema de geração de refinarias permite a redução do consumo de gás e das emissões de gases de efeito estufa

Por Redação

Publicado em 27 de abril de 2024 | 10:00

 
 
 *** Local Caption *** BETIM / O TEMPO / DIVULGACAO


Petrobras vai direcionar recursos para implementação de uma usina fotovoltaica na refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim.

Petrobras/Divulgação
*** Local Caption *** BETIM / O TEMPO / DIVULGACAO Petrobras vai direcionar recursos para implementação de uma usina fotovoltaica na refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim. Petrobras/Divulgação Foto: Regap/Divulgação
normal

A Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, é uma das três refinarias da Petrobras que serão contempladas pelo Fundo de Descarbonização da empresa, que vai destinar recursos para a implementação de usinas fotovoltaicas nas unidades – as outras são Abreu Lima, em Pernambuco, e Paulínia, em São Paulo. O anúncio foi feito no último dia 19. A capacidade total estimada das três plantas será da ordem de 48 MW, com partida prevista para 2025, segundo a Petrobras.

“A instalação de usinas fotovoltaicas integradas ao sistema de geração de refinarias permite a melhoria da integração e a confiabilidade operacional, reduzindo o consumo de gás e, consequentemente, as emissões de gases de efeito estufa (GEE), em linha com o planejamento estratégico da empresa para uma transição energética justa”, ressaltou o diretor de Processos Industriais e Produtos, William França da Silva.

As três refinarias selecionadas passam a integrar a carteira de 33 projetos atualmente financiados pelo Fundo de Descarbonização. Juntos, eles têm capacidade de reduzir a emissão em 1,52 milhão de toneladas de CO2 por ano, o que equivale às emissões operacionais de toda uma refinaria, de acordo com a Petrobras, que visa neutralizar suas emissões de GEE até 2050.