SAÚDE

Município dá início a obras da nova UPA Teresópolis

Equipamento ocupará uma área total de cerca de 3.350 m² ao lado do prédio atual, que manterá os atendimentos normalmente até a conclusão das intervenções

Por Da Redação
Publicado em 05 de abril de 2024 | 12:36
 
 
Nova UPA Teresópolis prestará atendimentos de saúde ininterruptos por meio de uma equipe assistencial multiprofissional

A prefeitura deu início, nessa terça-feira (2), à preparação do terreno que vai abrigar a nova Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Teresópolis. O novo equipamento ocupará uma área total de aproximadamente 3.350 m² ao lado da unidade atual, na interseção das avenidas Belo Horizonte e Campo Florido com a rua Jardim do Seridó. A previsão é que a construção do equipamento seja concluída em um ano e meio.

A UPA terá dois pavimentos: um no térreo e outro no subsolo, que será utilizado como estacionamento. A estrutura será composta por 13 leitos de observação femininos, 13 masculinos e 14 infantis. Haverá ainda três leitos de isolamento, cinco de urgência e um de urgência de isolamento para casos complexos. Serão construídos também seis consultórios clínicos, dois para pequenos procedimentos, farmácia, um laboratório de exames e uma sala de raio-X, além de outras repartições. A recepção principal terá capacidade de acolher 67 pessoas.

“Hoje, felizmente, temos uma saúde muito melhor do que há dez anos, e a UPA Teresópolis precisa acompanhar essa evolução. Por isso, conseguimos, em tempo recorde, concluir a licitação para iniciarmos a construção da nova unidade e oferecermos mais qualidade de atendimento e de infraestrutura à população assistida”, pontuou o então secretário municipal de Saúde, Heron Guimarães.

A estimativa da pasta é que o equipamento, que funcionará 24 horas, faça mais de 13 mil atendimentos por mês. Para isso, a unidade contará com uma equipe assistencial multiprofissional. Durante as obras, os atendimentos seguirão sendo feitos normalmente na unidade atual.

Critérios

O projeto da nova UPA segue to<CW-58>das as normas do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde, incluindo as de acessibilidade, conforme ressaltado pela prefeitura. A intervenção será acompanhada pela Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos).

“A Ecos recebe esse projeto com a certeza de que faremos o melhor pela saúde e pela comunidade do Jardim Teresópolis. É uma responsabilidade que abraçamos e que vamos acompanhar em todos os detalhes, dada a complexidade da construção de uma estrutura de saúde pública de grande porte”, ressalta o presidente da empresa, Wilton Magno Leite. 

Os recursos para a execução da obra vêm do acordo de reparação integral entre o governo do Estado e a Vale S.A. pelos danos causados pelo rompimento da barragem Córrego do Feijão, em Brumadinho, em 2019. Cerca de R$ 19 milhões foram destinados à construção da UPA e à reforma do CTI do Hospital Regional, cujo projeto está sendo elaborado.