INOVAÇÃO DA ÉPOCA

Primeiro carro movido a etanol do mundo, o Fiat 147, completa 45 anos; veículo foi feito na cidade

Modelo foi fruto de estudos da engenharia automotiva, que buscava soluções mais sustentáveis de combustíveis

Por O TEMPO
Publicado em 10 de julho de 2024 | 11:02
 
 
Lançamento foi uma inovação no mercado automotivo da época

É de Betim o primeiro carro movido a etanol do mundo. Trata-se do Fiat 147, lançado oficialmente em 1976. Porém, o veículo foi alvo de estudos e pesquisas, e inovou ao ser o primeiro veículo a rodar com álcool, cujo lançamento ocorreu três anos mais tarde, em 1979. O feito completou, no último dia 5 de julho, 45 anos. À época, ele foi apelidado de "Cachacinha" devido ao odor característico exalado pelo escapamento. 

O veículo foi fabricado no Polo Automotivo de Betim e foi um marco para o mercado automotivo da época. No período, a engenharia brasileira intensificou o foco no desenvolvimento de tecnologias para veículos mais eficiente e menos poluentes. 

Para o vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul, Alexandre Aquino, além de ser um ícone que marcou a vida de muitos brasileiros, o o Fiat 147 entrou para a história da indústria automotiva por ser o primeiro veículo a etanol produzido em série.

Teste-drive oferecido a jornalistas logo após o lançamento. Foto: Fiat/Divulgação

“Seu legado se estende até hoje com a tecnologia dos motores flex, que está presente na maioria da frota brasileira de veículos leves. O etanol se consolidou como protagonista no processo de descarbonização no país por ser um combustível extremamente eficiente em emissões quando considerado o ciclo de vida completo do automóvel”, destacou. 

História

O Fiat 147 foi o primeiro modelo fabricado no polo automotivo de Betim, 1976. Para a época, ele trazia inovações como: motor em posição transversal, coluna de direção retrátil, pneus radiais, para-brisa de vidro laminado e o estepe dentro do compartimento do motor.  

A história do Fiat 147 movido a etanol começou já em 1976, quando foram iniciadas as pesquisas e o desenvolvimento do motor. Com a primeira crise do petróleo, deflagrada em 1973, governos e fabricantes de automóveis do mundo todo, iniciaram a busca por soluções para reduzir o consumo de seus derivados, como a gasolina. No caso do Brasil, o Governo Federal instituiu em 1975 o programa ProÁlcool (Programa Nacional do Álcool) com incentivos para a produção do etanol a partir da cana-de-açucar. 

Primeira unidade do Fiat 147 a etanol na pista de teste do Polo de Betim. Foto: Fiat/Divulgação

Ainda em 1976, a primeira participação aconteceu no Salão do Automóvel de São Paulo, quando a marca exibiu um protótipo do 147 movido a etanol com dezenas de milhares de quilômetros rodados. No ano seguinte, foi realizado o aprimoramento técnico do produto e a produção de novas unidades, que foram submetidas a diversos testes.  

Em setembro de 1978, um Fiat 147 realizou o que seria o teste definitivo para a criação do primeiro motor brasileiro a etanol: uma viagem de 12 dias e 6,8 mil quilômetros pelo país, com média de mais de 500 km diários, três mil quilômetros por terra e variações climáticas superiores a 30 graus.