LUTO EM BETIM

Faleceu, aos 100 anos, dona Noemi Gontijo, fundadora do Salão do Encontro

Ela tentava se curar de uma pneumonia; ainda não há informações sobre velório e sepultamento

Por Daniele Marzano
Publicado em 22 de julho de 2024 | 08:27
 
 
Noemi Macedo Gontijo era educadora, artesã, fundadora e presidente de honra do Salão do Encontro

Faleceu, na madrugada desta segunda-feira (22/7), Noemi Macedo Gontijo, aos 100 anos. Dona Noemi, como era chamada por todos, estava internada no CTI do hospital Unimed Betim tentando se curar de uma pneumonia, mas, na noite desse domingo (21/7), ela teve uma piora e, durante a madrugada, acabou não resistindo. Até o momento, não há informações sobre velório e sepultamento.

Natural de Luz, no Centro-Oeste de Minas Gerais, Noemi Gontijo se mudou em 1956 para Betim, onde construiu e fundou, em 1970, junto ao frei Stanislau Bartold, o Salão do Encontro, um dos projetos sociais mais reconhecidos do Estado, voltado para a educação, para a cultura e para a capacitação profissional de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Professora especializada em artes industriais e em educação artística, dona Noemi já foi diretora das escolas Reunidas Sarah Kubitschek, esteve à frente das classes anexas do Colégio Estadual de Betim e conduziu um projeto de oficinas de arte na Escola de Excepcionais Nossa Senhora da Assunção, onde atuou com deficientes intelectuais. 

Presidente de honra do Salão do Encontro, dona Noemi completou 100 anos em março, e seu centenário ficou marcado pela abertura do Memorial Noemi Gontijo, instalado na antiga Casa de Hóspedes, na entrada principal do Salão do Encontro. O espaço dedicado a uma das mulheres mais expoentes do Estado foi completamente restaurado e pensado para preservar a memória viva da fundadora.