A comunidade católica de Betim celebra Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade, com festa a partir deste sábado (6). Organizados pela paróquia com o apoio da prefeitura e também de voluntários, os festejos reúnem devoção, confraternização e alegria com shows de louvor, terços, missas e as famosas barraquinhas. A programação se encerra no dia 16, dia da padroeira.
O novo salão paroquial, construído em frente à igreja, na avenida Governador Valadares, é um exemplo de como os fundos obtidos em edições anteriores da festa são utilizados para beneficiar a comunidade, tanto na evangelização quanto em outras ações sociais.
O padre Hélio Parreiras de Paula, à frente da igreja há sete anos, destaca a participação dos voluntários. Segundo ele, são dez dias de trabalho, com cada pessoa doando seu tempo e alegria, o que, segundo ele, faz da paróquia uma igreja viva. “É muito trabalho e responsabilidade, pois muitas pessoas vêm para celebrar e festejar em nossas barraquinhas. Tudo feito no capricho e com muito sabor. Assim vamos edificando e ampliando a nossa comunidade paroquial’, comenta.
O grupo Juventude do Carmo, com cerca de 50 integrantes, desempenha um papel crucial na organização e na execução das atividades. Ricardo Fernando de Oliveira Pereira, coordenador do grupo, ressalta a importância dos jovens para que a festa aconteça: “Por meio do voluntariado, tentamos passar a importância de servir, de doar nosso tempo. Nada é feito para nós, mas pelo próximo”, reforça.