Na época mais propícia à proliferação da varicela, popularmente conhecida como catapora, o município de Betim informou que não dispõe atualmente de estoque da vacina, uma vez que não recebeu novas doses e que, até o momento, não há previsão de envio de novas por parte da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
"Até o momento, não há previsão para o envio de novas doses da referida vacina por parte da Secretaria de Estado de Saúde, que, por sua vez, recebe do governo federal", declarou a prefeitura em nota, nesta quinta-feira (12 de setembro).
A reportagem de O Tempo Betim questionou a SES-MG se há previsão de envio de novas doses ao município da vacina varicela. Contudo, a pasta somente encaminhou uma nota com dados do Sistema de Informação de Insumos Estratégicos, do dia 4 de setembro, que relatam que a SES-MG solicitou ao Ministério da Saúde 1.409.920 de doses do imunizante, mas que recebeu 225.500 e que possuía em estoque, no referido dia, apenas 286 doses.
Na nota, a pasta declarou ainda que a cobertura vacinal contra a catapora em Minas Gerais estava em 74,70%. "A SES-MG esclarece que todas as doses recebidas são repassadas para as 28 Unidades Regionais de Saúde, para que sejam distribuídas de acordo com a demanda dos municípios".
A reportagem também entrou em contato com o Ministério da Saúde, mas, até o fechamento desta matéria, não obteve resposta.
O que é?
A catapora é uma doença altamente contagiosa, causada por um vírus do grupo herpes. Os sintomas da enfermidade são febre e vesículas na pele. Geralmente, a doença acomete crianças em idade pré-escolar e pode matar nos casos mais severos.