IMUNIZAÇÃO REFORÇADA

Centro de especialidades Divino Braga passa a contar com sala de vacinas

Funcionamento tem início nesta terça-feira (1º); novidade atende pacientes, acompanhantes e profissionais do serviço

Por O TEMPO

Publicado em 30 de setembro de 2024 | 22:03

 
 
Horário de aplicação dos imunizantes será o mesmo de funcionamento do CRE: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h Horário de aplicação dos imunizantes será o mesmo de funcionamento do CRE: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação

A partir desta terça-feira (1º), o Centro de Referência em Especialidades Divino Ferreira Braga (CRE) passa a contar com uma sala de vacinas para atender os cerca de 13.200 pacientes que circulam mensalmente pela unidade, bem como acompanhantes e profissionais do serviço. O horário de aplicação dos imunizantes será o mesmo de funcionamento do CRE: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo é ampliar o acesso à imunização, oferecendo vacinas de forma integrada, especialmente para usuários que possuem morbidades de alto e muito alto risco.

“A sala de vacinas foi montada seguindo todas as medidas de biossegurança, conforme determinado pela Vigilância Sanitária, com piso, paredes e bancadas laváveis, pias para higienização das mãos e de materiais. O ambiente é climatizado e possui câmara refrigerada para conservação dos imunobiológicos”, informou a pasta.

O Divino Braga atende usuários diagnosticados com morbidades de alto e muito alto risco, como diabetes, HIV e cardiopatias, e por isso, estão mais vulneráveis a infecções graves que podem ser evitadas por meio da imunização. Além disso, esses pacientes são um público prioritário para a utilização de imunobiológicos especiais. “A nova sala de vacinas dentro do CRE é estratégica e vai facilitar o acesso à vacinação, prevenindo doenças que, de outra forma, poderiam agravar condições de saúde preexistentes, aumentando o risco de complicações severas e até a mortalidade”, concluiu a secretaria.