A Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Velhice (Apromiv) tem agora uma nova diretoria-executiva. A eleição – seguida da posse – dos novos integrantes ocorreu durante uma assembleia geral extraordinária realizada nessa quinta-feira (9), na sede da entidade, que conta ainda com novos escopo e organograma.
A assembleia, que reuniu a presidência e os associados, também estruturou o recém-criado Conselho de Administração da Apromiv, seguindo o novo estatuto social da entidade, registrado em dezembro.
De acordo a administradora especialista em gestão de projetos e ex-secretária de Assistência Social Gabriela Brena, que assumiu a função de diretora-presidente da Apromiv, a principal novidade que o conselho traz é o envolvimento da sociedade civil, representada por pessoas que são referência em suas áreas de atuação em Betim.
Além da diretoria que preside a associação e de dois conselhos – o fiscal, que já existia, e o de administração, a entidade passou a contar com cinco novas diretorias: a executiva, que será conduzida pelo advogado Vitor Fávero Lopes; a de saúde, que a bacharel em direito e ex-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Júnia Amaral assumiu; a de assistência social, que ficará sob o comando da letróloga e coordenadora de projetos sociais Fátima Rolim; a financeira, que será guiada pela administradora e ex-superintendente de receitas do município Rackeline Gonçalves Campos; e, por fim, a diretoria jurídica, à frente da qual estará a advogada especialista em política de assistência social e ex-gestora do Suas Sônia do Carmo Godoi.
“A antiga diretoria tinha vigência até o próximo dia 15. Por isso, para garantir a continuidade dos serviços, sem quaisquer prejuízos à população atendida, uma assembleia foi convocada para a eleição, a nomeação e a posse dos novos integrantes e também a estruturação do novo escopo de atuação da Apromiv”, explica Gabriela Brena.
A gestora ressalta que “um time técnico com grande capacidade profissional foi estruturado para dirigir e retomar a grandiosidade da Apromiv” e que o compromisso desse novo grupo será contribuir para a melhoria e para a reconstrução dos serviços prestados à população.
“É uma honra fazer parte de uma instituição tão importante e tradicional no município”, conclui Gabriela ao frisar que a nova estrutura da entidade tem como objetivo garantir mais eficiência na prestação de serviços e lisura nos processos.
A Apromiv é uma associação civil de natureza assistencial que tem como missão o desenvolvimento de programas e ações voltadas para o atendimento e a promoção dos direitos de crianças, mães e gestantes e idosos em situação de vulnerabilidade social.
Composição
Durante a assembleia-geral que elegeu a nova diretoria da Apromiv, foram formados também os dois conselhos deliberativos, consultivos e fiscalizadores da entidade.
A grande novidade é o Conselho de Administração, composto assim: de 20% a 40% de integrantes do poder público; 20% a 30% de representantes de instituições da sociedade civil; até 10% de associados; de 10% a 30% de pessoas com capacidade profissional e idoneidade moral reconhecida; e até 10% de indicados ou eleitos entre colaboradores da organização.
Entre as principais atribuições do conselho estão a aprovação das propostas de contrato de gestão da Apromiv e de orçamento da entidade, além de seu programa de investimentos. Compõem o novo conselho pessoas que desenvolvem atividades reconhecidas na cidade, como o presidente da CDL-Betim, José Barboza; os proprietários da rede Super Luna, Navarro Agostinho e Joel Fernoverdes; e também a coordenadora administrativa do Núcleo Infantil Anna Medioli, Ana Cristina Fernandes.
Já o Conselho Fiscal, que existia, emite parecer sobre a situação fiscal e financeira da entidade. Foram eleitos três titulares e três suplentes que desempenham funções técnicas e administrativas nas esferas pública e privada.