O nível do rio Paraopeba, na Colônia Santa Isabel, na região do Citrolândia, subiu durante a madrugada desta sexta-feira (10) e está sendo monitorado pela prefeitura por meio da Superintendência Municipal de Defesa Civil.
Pela manhã, o prefeito Heron Guimarães (União Brasil) esteve no local, acompanhado pela superintendente Suellen Reis, para verificar a situação. O nível do rio já recuou, mas seguirá sendo observado durante todo o fim de semana, segundo o chefe do Executivo.
"Desde o início do período chuvoso estamos monitorando o nível do rio Paraopeba. Nesta madrugada, ele subiu quase 4 m. Durante a madrugada, emitimos alertas à população, e é muito importante que as pessoas estejam atentas aos nossos canais porque temos previsão de chuva para todo o fim de semana, o que pode fazer com que o rio suba ainda mais. A chuva nas cidades à montante - como Rio Acima e Brumadinho, que estão acima de Betim - faz com que o rio suba. Não precisa chover especificamente aqui para acontecer esse tipo de situação", explica Suellen em um vídeo publicado nas redes sociais de Heron.
A superintendente da Defesa Civil ressalta ainda que o alerta maior, no momento, é na rua da Pedreira. "Quando o Paraopeba está muito cheio, o rio Bandeirinhas não consegue desaguar. Ele se torna uma espécie de bacia e começa a transbordar e inundar a Pedreira, que é o nosso ponto mais baixo. As famílias que tinham sido removidas dessa região no ano passado e retornaram estão sendo removidas novamente", diz.
"É uma situação complicada, do ponto de vista habitacional, porque é uma área de risco. Existem moradores ali que já recebem o aluguel social e voltaram ou passaram [o imóvel] para outras famílias que não têm essas informações", pontua o prefeito.
A prefeitura alerta para o risco de inundações na cidade devido ao volume elevado de chuvas dos últimos dias. O aviso é válido até as 10h deste sábado (11). "Estamos monitorando a situação e trabalhando para minimizar os impactos. Contamos com a colaboração de todos para garantir a segurança de nossa comunidade", afirma a administração municipal.
- Evite transitar por áreas alagadas.
- Não jogue lixo nas ruas, ele pode agravar o entupimento de bueiros.
- Mantenha documentos e objetos de valor em locais seguros e elevados.
- Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.