TEMPO DE FÉRIAS!

Confira dicas de brincadeiras para fazer com a criançada sem sair de casa

Pedagoga explica que brincar estimula o desenvolvimento

Por Sara Lira
Publicado em 12 de janeiro de 2025 | 09:00
 
 
Atividades ao ar livre são boas opções

Haja criatividade para ocupar o tempo da criançada nestas férias. Esse é o questionamento de muitos pais neste período – principalmente daqueles que não irão viajar.

Nesta matéria, o #OTB traz opções pra fazer com a meninada em casa - e também para tirá-las da frente das telas.

Para a pedagoga Lidiane Avelino, além de estimular o desenvolvimento, o brincar estreita os laços entre pais e filhos. “A pausa das férias vem para fortalecer o vínculo entre criança e pais, e é importante que as famílias levem com naturalidade, trazendo autonomia e atividades lúdicas. Por meio delas é possível ter desenvolvimento pedagógico, que pode repercutir, inclusive, na sala de aula”, diz.

Confira algumas opções de brincadeiras:

Acampamento em casa
Que tal colocar os colchões na sala ou no quintal e montar cabaninhas usando lençóis para dormir fora do quarto? Antes de pegar no sono, o adulto pode fazer um momento de leitura e contar histórias.  

Ajuda na cozinha
A ideia aqui é fazer com que os pequenos para coloquem a mão na massa. Você pode pensar em algumas receitas mais simples, que a criança pode auxiliar no preparo, desde que não tenha que manusear objetos cortantes e seja longe do fogão. É uma forma de estreitar laços também. 

Artesanato
Papéis usados, rolinhos de papelão, potinhos de iogurte, latas, tampinhas de garrafa, entre outros recicláveis, podem se tornar telas de pintura e colagem. É só separar tinta guache, lápis de cor, alguns pincéis, cola e deixar a criatividade fluir. 

Boliche caseiro
Basta juntar algumas garrafas PET, pintá-las com o auxílio da criança - pode abusar da criatividade, e usar uma bola para derrubá-las. A bola também pode ser feita com meias, para ficar ainda mais divertido. 

Caça ao tesouro
Basta esconder algum item em casa ou no quintal e espalhar pistas. Quando a criança encontrar recebe um prêmio, que pode ser um simples bombom, um pedaço de bolo, entre outras opções. 

Esculturas de massinha
Alguns pedaços de massinha e muita criatividade. Não é preciso muito para fazer desse um momento muito divertido. 

Festa do pijama
Que tal aproveitar que no dia seguinte não haverá aula e deixar as crianças dormirem um pouquinho mais tarde do que o de costume? Você pode fazer uma programação variada, como: escolher jogos de tabuleiros, ou um bom filme e fazer alguns petiscos para o lanche. 

Piquenique
Selecione alguns lanchinhos e uma toalha para forrar o chão e vá para um ambiente externo com a criança. Pode ser o quintal, uma praça, ou um dos parques ecológicos da cidade.