Foi lançado em Betim, nesta segunda-feira (13 de dezembro), o programa Escola Limpa, Educação que Brilha, que busca garantir a limpeza e a organização de todas as unidades da rede municipal de ensino e de instituições parceiras. A proposta é aproveitar o período de férias para deixar os locais prontos antes do início do ano letivo, programado para o dia 4 de fevereiro. A primeira unidade a receber as intervenções foi a Escola Municipal Florestan Fernandes, no Jardim das Alterosas.
Os serviços incluem poda de árvores, limpeza de canaletas, capina, roçada e manutenção de jardins, além de ações específicas para eliminar possíveis focos da dengue.
O programa é uma iniciativa conjunta entre a Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos) e a Secretaria Municipal da Educação. A ação contemplará todas as 110 unidades educacionais do município, incluindo 69 escolas de ensino fundamental, dez escolas coabitadas pelo projeto estadual Mãos Dadas, 30 Centros Infantis Municipais (CIMs) e o Centro de Referência e Apoio à Educação Inclusiva (Craei).
"Contamos com 15 equipes da Ecos atuando nas escolas, em conjunto com a equipe da Secretaria da Educação e das dez Gerências Regionais, em uma grande força-tarefa. Essa mobilização reúne profissionais experientes, garantindo qualidade e agilidade na execução dos serviços", explica o presidente da Ecos, Wilton Magno Leite.