aprovados

Novo efetivo da Saúde é recebido na prefeitura e treinado para começa a atuar

Dos 755 convocados, 500 já estão trabalhando; os outros 255 serão chamados nos próximos dias; e, até o fim do ano, a prefeitura deve convocar os demais aprovados

Por Kemileyn Freire

Publicado em 14 de janeiro de 2025 | 18:13

 
 
Evento contou com palestras de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde Evento contou com palestras de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde Foto: Carolina Miranda

Cerca de 500 novos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, aprovados no concurso público de 2024 e convocados em dezembro, ganharam uma recepção especial nesta semana, em turmas divididas na terça-feira (14) e na quarta-feira (15). Além das boas-vindas, os profissionais receberam um treinamento sobre a estrutura administrativa e organizacional do município e do Sistema Único de Saúde (SUS) em Betim. A preparação foi conduzida por profissionais da prefeitura.

A diretora de Gestão de Trabalho da Saúde, Daniela Silveira, lembra que a nomeação desses servidores faz parte do plano de reestruturação dos Recursos Humanos (RH) da rede municipal de saúde proposto pelo prefeito Heron Guimarães (União) quando ele assumiu a gestão da Saúde no governo de Vittorio Medioli. “Com essa nomeação, estamos substituindo o efetivo anterior, contratado pela chamada gestão de escala. Neste momento, esses profissionais estão recompondo a nossa força de trabalho no Hospital Regional e na atenção secundária”, detalha Daniela Silveira. Ainda de acordo com a gestora, os novos servidores preencheram cargos de técnico em enfermagem, cirurgião-dentista, enfermeiro, farmacêutico, fiscal sanitário e médico, totalizando 59 funções.

Certame

O concurso da Saúde abriu 1.342 vagas. Desse total, 755 foram convocados no dia 12 de dezembro, pelo então prefeito Vittorio Medioli (sem partido), e 500 já iniciaram as atividades. De acordo com a prefeitura, nos próximos dias, assim que a Secretaria de Saúde fechar o recebimento da documentação dos convocados, a próxima turma, de 255 pessoas, também será treinada.

O técnico em enfermagem Sidney Martins, que participou do treinamento na terça-feira (14), contou que está trabalhando no Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuve) do Hospital Regional – ele assumiu a função na segunda (13). Para ele, “é um sonho realizado”. “Começar o ano como um funcionário efetivo do município de Betim, cidade onde eu moro, era um grande sonho”, relata Sidney, que considerou o treinamento de suma importância.

Para a secretária de Saúde, Jaqueline Santana, “esse momento de integração é fundamental para fortalecer o compromisso da prefeitura e dos novos servidores com a saúde pública, garantindo um atendimento de saúde de qualidade à população betinense”.

Segundo ela, o governo municipal convocará os demais 587 aprovados no concurso até o fim do ano.