QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Instituto Ramacrisna inaugura novo polo do programa Adolescente Aprendiz

Iniciativa, que ajuda na inserção de jovens no mercado de trabalho, completou 20 anos nesta quinta-feira (20)

Por O TEMPO

Publicado em 20 de fevereiro de 2025 | 20:37

 
 
Unidade foi instalada no Centro da cidade para ficar mais acessível para os participantes Unidade foi instalada no Centro da cidade para ficar mais acessível para os participantes Foto: Antenados Produtora/Divulgação

O Instituto Ramacrisna inaugurou, nesta quinta-feira (20), o novo polo do programa Adolescente Aprendiz em Betim. A novidade vem acompanhada do aniversário de 20 anos da iniciativa, que oferece capacitação profissional e contribui para a inserção desses jovens no mercado de trabalho.  

O novo polo fica no Centro da cidade (avenida Governador Valadares, 296, no 4º andar). De acordo com o Ramacrisna, o espaço foi planejado para facilitar o acesso dos estudantes, uma vez que muitos deles estudam na região. 

Ainda conforme o instituto, desde sua criação, o Adolescente Aprendiz já beneficiou mais de 5.000 jovens. Desses, aproximadamente 80% são contratados após o término do contrato. Para a vice-presidente do Instituto Ramacrisna, Solange Bottaro, o programa representa uma mudança real na vida dos jovens e de suas famílias.  

“Ao longo dessas duas décadas, vimos muitos adolescentes se transformarem em profissionais qualificados, preparados para o mercado de trabalho. Essa transformação tem impacto não apenas na carreira deles, mas no núcleo familiar no geral. Estudos recentes nos mostraram que, após a participação no programa, a renda familiar destes jovens teve um aumento de 25%. Esse é o nosso propósito: oferecer oportunidades por meio da educação e formação profissional, promovendo a inclusão e a cidadania”, destaca.  

Já a coordenadora do programa, Aline Consuelita, ressalta a importância de celebrar essa trajetória. “Superamos muitos desafios nesses 20 anos e conseguimos impactar positivamente a vida de tantos jovens. O novo polo é mais um passo para fortalecer esse trabalho, proporcionando mais acessibilidade, conforto e estrutura adequada para os nossos aprendizes”, conta. 

Transformação 

A ex-aprendiz Juliane Reis demonstra gratidão pelo programa. Ela participou da iniciativa e, após, conseguiu ser contratada na empresa onde atuava como aprendiz. 

“Hoje sou formada em Comunicação, tenho um mestrado na área pela PUC Minas e atuo com treinamentos e consultoria. Sem dúvida, ter sido aprendiz me deu uma visão mais ampla do ambiente corporativo e sou muito grata por esse início profissional”, relatou.  

Outra ex-participante foi a analista de RH Micaéllem Lemos. “Escolhemos o Instituto Ramacrisna porque é uma referência na formação de jovens aprendizes. Os adolescentes chegam muito bem-preparados e percebemos o impacto positivo que isso tem em nossa equipe. Ficamos felizes em saber que contribuímos para o crescimento profissional desses jovens.”, declarou.  

Como participar 

Para participar do projeto Adolescente Aprendiz é necessário ter entre 14 e 23 anos e estar matriculado no ensino fundamental ou médio. Ao longo do programa, o aluno participa de um curso preparatório para aprender conceitos pra dar os primeiros passos no mercado de trabalho, como lições de como falar em público, participar de entrevistas de trabalho, lições de ética e dicas de relacionamento interpessoal e de como deve ser o atendimento ao cliente. 

Durante o curso, ele é indicado para vagas de empregas parcerias, e, no trabalho, exerce uma carga horário de até 30 horas semanais. O aprendiz tem direito a receber o proporcional ao salário mínimo, de acordo com as horas trabalhadas, além de direitos trabalhistas como folga, décimo terceiro e férias remuneradas.

As inscrições são abertas regularmente no site da instituição (clique aqui), onde é possível ver mais informações sobre o programa.