Uma empresa de logística no bairro Paulo Camilo, em Betim, registrou um vazamento de amônia na manhã desta quinta-feira (20 de março).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência aconteceu por volta das 7h40. O solicitante afirmou que o ocorrido foi próximo à sala de máquinas. Porém, antes mesmo que a guarnição chegasse ao local, a equipe foi dispensada pelo técnico em segurança do trabalho da empresa.
A situação também foi acompanhada pela equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad). Segundo avaliação dos profissionais, o vazamento de fato foi rapidamente estancada e o local estava ventilado e seguro, permitindo o retorno dos funcionários ao setor de trabalho.
Apesar de rapidamente resolvida, a situação impactou imóveis próximos. Uma empresa vizinha teve 26 funcionários hospitalizados por inalação de amônia. Além disso, a Creche Municipal Maria Engrácia de Souza precisou ter as atividades suspensas nesta quinta por motivos de segurança. Das 123 crianças de 4 meses a 5 anos que estudam no local, nenhuma foi atingida. A instituição reabrirá normalmente nesta sexta (21), e a aula perdida de hoje será reposta em outra oportunidade.
A Superintendência Municipal de Defesa Civil esteve no local para uma nova avaliação e registro da ocorrência. Ainda conforme os órgãos municipais, a empresa está com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) em dia.
*Matéria atualizada às 15h50