REDE DE MULHERES

Evento em Betim reunirá mulheres pra debater luta pela equidade de gênero

Ação, com momentos de acolhimento e trocas de experiências, está marcada para acontecer a partir das 17h30, na Praça Tiradentes, no centro da cidade

Por Lisley Alvarenga

Publicado em 28 de março de 2025 | 11:17

 
 
Ação, criada em 2019, é promovida pela Rede de Mulheres Juntas Somos Muitas Ação, criada em 2019, é promovida pela Rede de Mulheres Juntas Somos Muitas Foto: Rede de Mulheres/Divulgação

O fim da violência contra a mulher e a promoção da paz; a defesa da vida das trabalhadoras, incluindo a abolição da escala 6x1; o desenvolvimento do Plano Municipal de Proteção aos Direitos da Mulher; a instituição do Fundo Municipal de Direitos da Mulher; e o  fortalecimento do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cream) e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher são temáticas que serão abordadas, nesta sexta (28 de março), no "Mulheres, juntas somo mais". 

O evento gratuito, na Praça Tiradentes, no centro de Betim, terá início às 17h30. A ação, criada em 2019, é promovida pela Rede de Mulheres Juntas Somos Muitas, formada por mulheres da sociedade civil que atuam para fortalecer a luta pela equidade de gênero e pelos direitos femininos.

Segundo a idealizadora da rede, Kate Anne Lopes, o encontro tem como objetivo reunir mulheres e aliados para reforçar a importância da igualdade de oportunidades, do combate à violência e do fortalecimento da autonomia feminina. "Acreditamos que a transformação social acontece quando homens e mulheres caminham juntos na construção de uma sociedade mais justa e humana", destacou. "A programação do encontro trará propostas concretas para o avanço das políticas públicas voltadas às mulheres e  intervenções culturais", completou Kate Anne. 

Além de um espaço de mobilização, o evento também será um momento de acolhimento e troca de experiências. "Iremos montar um varal na praça com fotos de mulheres que contribuem com a cidade. Preparamos um panfleto com propostas que temos para avançarmos nas políticas públicas para as mulheres. Teremos ainda interações culturais, como recitação de poemas e apresentação musical", explicou Kate Anne.

Rede de Mulheres

O grupo e formado por: União Brasileira de Mulheres (Ubm) Betim, Unidos por Betim, Empreenda Betim, União Municipal dos Estudantes de Betim (Umes) Betim, Mulheres Metalúrgicas (Sindicato dos Metalúrgicos), Sindicato dos Comerciários, Conselheiras de Saúde, Conselheiras Tutelares, Movimento em Defesa da Educação em Betim, Mulheres do Axé e Mulheres Evangélicas.