Depois do incêndio que atingiu o galpão da Associação de Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis de Betim (Ascapel), em fevereiro, a prefeitura mobilizou uma força-tarefa pra garantir assistência imediata aos trabalhadores afetados e auxiliar na retomada das atividades na unidade. O trabalho emergencial inclui o fornecimento diário de refeições e água potável, além do pagamento de auxílio financeiro aos catadores no valor de R$ 1.518.
O incêndio comprometeu toda a estrutura elétrica do galpão e danificou equipamentos essenciais para a triagem de recicláveis, afetando a renda de 17 famílias.
Além do suporte aos trabalhadores, a prefeitura trabalha na recuperação estrutural e operacional da Ascapel. Já foram adquiridos materiais elétricos necessários para a reconstrução da rede. Em seguida, serão restaurados equipamentos como prensas hidráulicas, esteiras, mesas de triagem e empilhadeiras. Também será implantado um novo sistema de combate a incêndios, com extintores, hidrantes e sinalização de emergência, além de ser feita a capacitação dos catadores para a prevenção de acidentes.
“A Ascapel não apenas contribui para a destinação correta dos resíduos sólidos, mas também garante trabalho e renda a diversas famílias. Nosso compromisso é assegurar que eles tenham condições seguras para retomar suas atividades”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Rodrigo Gonçalves.