TRIBUTO

Emissão das guias do IPTU 2025 começa nesta quarta-feira

Quem tiver direito à isenção também poderá solicitar benefício

Por O TEMPO

Publicado em 01 de abril de 2025 | 20:21

 
 
Guias para pagamento em cota única serão enviadas pelos Correios Guias para pagamento em cota única serão enviadas pelos Correios Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação

A consulta de valores e a emissão das guias do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025 em Betim poderão ser feitas a partir desta quarta-feira (2 de abril). Quem tiver direito à isenção do tributo também poderá solicitar o benefício. 

Nesse caso, é necessário comparecer presencialmente à Superintendência de Receitas, no primeiro andar do Centro Administrativo, e apresentar documentação comprobatória e formulário de requerimento impresso. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Para organizar o fluxo de atendimento - tanto a contribuintes quanto a quem não vai pagar o imposto -, serão distribuídas, na recepção da prefeitura, cem senhas preliminares ao público que chegar antes das 9h. Depois, outras senhas serão distribuídas diretamente na superintendência.

A isenção é válida apenas para o IPTU, não se estendendo à Taxa de Serviço de Saneamento, no valor de R$ 3,91 - exceto para pessoas com deficiência, que são integralmente isentas.

Modalidades

As guias para pagamento em cota única, com vencimento em 7 de maio, serão enviadas pelos Correios. O contribuinte que optar por essa forma de pagamento terá desconto de 10% nos imóveis residenciais e 5% nos demais (como comercial e industrial, por exemplo).

Já para fazer o pagamento parcelado, é necessário acessar betim.mg.gov.br/iptu2025 ou betim.mg.gov.br, rolar a tela e clicar em “Portal do Contribuinte”. Na sequência, clicar na aba “IPTU e taxas”. Nesse espaço, basta digitar o número de inscrição do imóvel que consta na guia de pagamento do ano anterior ou o CPF do proprietário. Outra opção é retirar a guia pessoalmente na Superintendência de Receitas. 

O valor total do tributo poderá ser dividido em até oito vezes, sem desconto, com vencimentos de 7 de maio a 8 de dezembro, desde que cada parcela tenha o valor mínimo de R$ 50. 

As informações e os serviços relacionados ao IPTU 2025 estão em uma página on-line criada pela prefeituraabre em uma nova guia.