FÉ E DEVOÇÃO

Encenação da Paixão de Cristo será realizada nesta sexta em Betim

Momento acontecerá no teatro municipal, a partir das 18h; em seguida, haverá uma procissão até a matriz Nossa Senhora do Carmo

Por Lisley Alvarenga

Publicado em 18 de abril de 2025 | 10:27

 
 
A Paixão de Cristo  relembra os momentos finais de Jesus antes da crucificação A Paixão de Cristo relembra os momentos finais de Jesus antes da crucificação Foto: Fábio Alves/Divulgação

Nesta Sexta-feira da Paixão, 18 de abril, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Betim, preparou uma programação especial para vivenciar intensamente os últimos momentos de Jesus Cristo. A celebração começou logo ao amanhecer, às 6h, com a tradicional Via-Sacra, que saiu da igreja matriz em direção à Ermida Nossa Senhora do Carmo. Os fiéis são convidados a caminhar em oração e reflexão, revivendo cada passo da trajetória de Cristo até o calvário.

Às 15h, horário em que, segundo a tradição cristã, Jesus entregou seu espírito na cruz, acontece a celebração da Adoração da Cruz. O momento solene será realizado na matriz e também nas comunidades Santa Edwiges, Nossa Senhora da Boa Viagem, Nossa Senhora de Fátima e Santa Mônica, proporcionando aos fiéis de diferentes regiões a oportunidade de participar dessa liturgia.

Encerrando o dia, às 18h, o Teatro Municipal Prefeito Newton Amaral Franco, localizado na praça Milton Campos, ao lado da Ermida Nossa Senhora do Carmo, será palco da encenação da Paixão de Cristo, uma representação emocionante que relembra os momentos finais de Jesus antes da crucificação. Logo após a apresentação, terá início a Novena da Divina Misericórdia, e em seguida, os fiéis seguirão em procissão do Silêncio até a matriz, em um ato de fé, respeito e contemplação.

"A encenação da Paixão de Cristo acontece há mais de 15 anos na praça Milton Campos, em frente ao monumento da antiga igreja. Ela foi interrompida pela pandemia e retornou em 2023, mas em novo local, agora em frente à ermida, que foi inaugurada em julho de 2022", explicou o colaborador da festa da Divina Misericórdia e ministro extraordinário da comunhão eucarística, Vitor Araújo de Medeiros.

De acordo com ele, a encenação será promovida pelo grupo Juventude do Carmo, uma fusão de todos os grupos de jovens da paróquia Nossa Senhora do Carmo, e terá formato de cordel. "O tema deste ano da encenação é 'Cruz e Esperança: O Amor que Transforma'", completou o Medeiros. 

Novena da Divina Misericórdia

Nesta sexta, a paróquia também começa a 1ª edição Festa Festa da Divina Misericórdia, que acontecerá na Ermida de Nossa Senhora do Carmo, às 18h. Já a partir de segunda-feira (21 de abril), a festividade religiosa passará a contar com missas e barraquinhas, em frente à ermida, que fica na Praça Milton Campos. 

"A ermida foi construída como um símbolo de fé, memória e reparação pela antiga igreja demolida há mais de 50 anos. Com o apoio do ex-prefeito Vittorio Medioli e do Pároco Padre Hélio, esse sonho se tornou realidade e, hoje, é um marco de devoção e identidade para o nosso povo betinense. Teremos momentos de oração, música, barracas com comidas típicas e muito mais", frisou Medeiros.