FORMAÇÃO

Profissionais da Educação passam por capacitação para ministrar disciplina sobre povos originários

‘África e Povos Originários na Educação de Betim’ integra projeto que está sendo implementado em todas as escolas

Por O TEMPO

Publicado em 02 de abril de 2025 | 15:18

 
 
Historiador e professor da 'Griô Educacional', Natanael Santos é quem vai conduzir a capacitação nesta sexta-feira (4) Historiador e professor da 'Griô Educacional', Natanael Santos é quem vai conduzir a capacitação nesta sexta-feira (4) Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação

Os educadores que levarão para as salas de aula a disciplina obrigatória “África e Povos Originários na Educação de Betim” passarão pela primeira formação nesta sexta-feira (4 de abril), no Clube Atlético Rodoviário. Cerca de 2.000 profissionais serão divididos em dois turnos: das 7h às 11h e das 13h às 17h. A capacitação será conduzida pelo historiador e professor da "Griô Educacional", Natanael Santos, especialista na temática afro-brasileira e indígena.

Segundo a prefeitura, a capacitação faz parte de um conjunto de ações que inclui formação continuada dos professores, ações culturais e produção de materiais pedagógicos exclusivos. Também estão previstas mostras culturais e a elaboração de um livro anual com o registro das experiências e práticas pedagógicas aplicadas nas unidades escolares.

“Estamos capacitando nossos profissionais para que eles possam transmitir aos alunos um conhecimento essencial sobre a história e a cultura afro-brasileira, indígena, quilombola e cigana, combatendo o preconceito e promovendo o respeito à diversidade. Vamos aproveitar o momento para apresentar o material didático que compramos exclusivamente para essas aulas. São livros para o professor, para o estudo do aluno e outros literários que irão compor o acervo das bibliotecas”, adianta a secretária municipal da Educação, Marilene Pimenta.

Novidade no currículo escolar

A iniciativa faz parte do projeto “Caminhos para a Igualdade”, que está sendo implementado em todas as escolas, centros infantis e creches parceiras da rede municipal, beneficiando estudantes da educação infantil (pré I e II), do ensino fundamental (1º ao 9º anos) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo da nova disciplina, de acordo com a administração municipal, é fortalecer a identidade e a sensação de pertencimento dos alunos, promovendo um ensino mais representativo e inclusivo.

A nova disciplina, além de estar alinhada às diretrizes das Leis Federais nº 10.639/03 e nº 11.645/08, integra o plano de governo do prefeito Heron Guimarães (União Brasil), que contempla ainda outras três disciplinas inovadoras para a rede municipal: educação financeira, empreendedorismo e programação robótica.