Está no acervo histórico da Fiat, em Betim, o Idea usado pelo papa Francisco em visita ao Brasil no ano de 2013. Na ocasião, ele participou da Jornada Mundial da Juventude. Essa foi a primeira viagem internacional do pontífice após assumir o papado.
Veículo no acervo da Fiat. Foto: Fiat/Divulgação
A montadora informou que foi acionada para fazer o empréstimo dos carros que atenderiam à comitiva do papa. A empresa preparou os mais sofisticados para a época, como Bravo, Freemont e Linea, e enviou os veículos para a capital carioca. No entanto, um pedido inusitado feito na véspera da visita, vindo do próprio Francisco, surpreendeu a equipe da montadora: o pontífice queria um carro mais simples, que o possibilitasse ter mais contato com o público.
Segundo a empresa, não daria tempo de enviar um carro de Betim para o Rio. Por isso, alugaram um veículo em uma locadora carioca. O escolhido foi um Fiat Idea Attractive 1.4, com vidros traseiros manuais. Ou seja: o papa teve que os abrir à manivela. O modelo é um dos mais simples entre os Ideas e foi prontamente aprovado pela equipe do líder religioso.
Após o uso, a Fiat comprou o carro e o colocou no acervo histórico, localizado na montadora em Betim. Durante a visita, o veículo sofreu alguns amassados, provocados pelo contato com o público, que foram, inclusive, preservados pela originalidade do momento.
Amassado na lateral não foi consertado para manter a originalidade. Foto: Fiat/Divulgação
No acervo, conforme informou a montadora, estão cerca de 50 veículos que contam a trajetória da fábrica no mercado automobilístico brasileiro ou que fizeram parte de alguma situação especial.
Betinenses relembram encontros com o Papa Francisco e seu compromisso com os mais vulneráveis