EDUCAÇÃO

Parte das escolas municipais de Betim adere a paralisação nacional

Mobilização é convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)

Por Lisley Alvarenga

Publicado em 23 de abril de 2025 | 11:10

 
 
Escola Municipal Silvio Lobo, no bairro Filadélfia, é uma das unidade que aderiu ao movimento Escola Municipal Silvio Lobo, no bairro Filadélfia, é uma das unidade que aderiu ao movimento Foto: Brandon Santos

Parte das escolas municipais de Betim paralisou as atividades de ensino, nesta quarta-feira (23 de abril), aderindo a um movimento nacional organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que representa mais de 4,5 milhões de trabalhadores da educação no Brasil. 

Segundo a Secretaria da Educação de Betim, das 94 unidades da educação infantil, 11 aderiram totalmente a paralisação. No ensino fundamental, das 69 escolas, 11 caminham com o movimento, no turno da manhã, e, nove, no turno da tarde.

"Estamos acompanhando a paralisação nacional marcada para esta quarta, convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), com atenção e respeito ao direito de manifestação dos profissionais. Nossas unidades escolares foram orientadas a comunicar previamente à Secretaria Municipal da Educação e a comunidade escolar sobre o funcionamento parcial ou integral neste dia. Na nossa rede, tivemos adesões totais e parciais", afirmou a secretária municipal de Educação, Marilene Pimenta.

Entre os motivos da mobilização, os sindicatos da Educação destacam o pagamento integral do salário, a valorização da carreira, melhores condições de trabalho e a defesa da escola pública, gratuita e de qualidade. O movimento também se posiciona contra propostas de privatização da educação.