A Prefeitura de Betim lança neste domingo (27) o Betim Ativa, uma iniciativa gratuita que propõe à população o desafio de adotar hábitos mais saudáveis por meio de atividades físicas, orientação nutricional e o uso dos espaços e serviços públicos já existentes no município. A largada oficial será às 8h, na Praça do Encontro, com pesagem e medição dos participantes.
A ação, que terá duração de dois meses, envolve a integração de diferentes secretarias e equipamentos públicos, como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Banco de Alimentos e Restaurante Popular. A proposta é mostrar que é possível melhorar a saúde e a qualidade de vida sem gastos extras, aproveitando os serviços já oferecidos pelo poder público.
Durante o desafio, os participantes terão acompanhamento de profissionais de saúde e nutrição, além de receberem orientações em grupos fechados via WhatsApp. A programação inclui uma série de atividades abertas ao público, como palestras, oficinas, caminhadas, corridas e "aulões" em praças, parques e academias parceiras da prefeitura.
As avaliações finais ocorrerão entre os dias 1º e 3 de julho nas UBSs, das 8h às 17h, e na Praça do Encontro, das 18h às 20h. O encerramento oficial do projeto será no dia 6 de julho, com um evento especial a ser divulgado pela prefeitura.
O desafio premiará cinco participantes em diferentes categorias: maior perda de peso e de medidas somadas (braço, cintura e quadril) para homens e mulheres, além do participante mais engajado nas redes sociais. Os prêmios, fornecidos por parceiros do projeto, incluem bicicletas, tratamentos estéticos, pacotes em academias e kits de alimentação saudável.
As inscrições seguem abertas, mesmo após o início do desafio, pelo site. Pessoas de todas as idades podem participar das atividades, mas apenas maiores de 18 anos concorrem aos prêmios.
A secretária municipal de Comunicação e idealizadora do projeto, Bianca Christófori, destaca que a iniciativa também busca dar mais visibilidade aos serviços públicos disponíveis. “Queremos mostrar à população que é possível não apenas emagrecer, mas, principalmente, adotar hábitos saudáveis, sem gastos extras, utilizando o que o município já oferece gratuitamente”, afirmou.