TEA

Betinense lança livro infantil com história sobre inclusão

Yara Brandão criou narrativa após diagnóstico de autismo do filho; objetivo é distribuir obra nas escolas

Por Sara Lira
Publicado em 12 de outubro de 2024 | 09:00
 
 
Esse é o segundo livro que Yara lança; primeiro foi em coautoria com Lívia Cordeiro e se chama ‘Conte-me sua História'

O diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ser um baque para muitas famílias. Mas, para a escritora Yara Brandão, de 30 anos, foi uma mola propulsora pra educar crianças sobre o respeito às diferenças.
 
Ela lançou, neste mês, o livro "O cavalo Bote – A história educativa dos amigos Bote, Jacu e Tiririca", que ensina, de forma lúdica, como acolher o amigo que vier a ser “diferente”. A ideia surgiu após o diagnóstico de TEA, no grau 1, do filho mais novo, de 4 anos. “Ele chegava da escola chorando e contando as dificuldades que enfrentava com os coleguinhas. Sofria muito preconceito. Então, pensei em uma forma de ensinar as crianças a lidarem com outras que tenham algum tipo de deficiência”, explica.

Na história, três cavalinhos são amigos, e um deles sempre se esquece onde mora, pois tem Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Então, os outros amiguinhos começam a bolar estratégias para que ele sempre se lembre. Ao longo da narrativa, eles comentam como ajudar o amigo e também discorrem sobre o TEA, ensinando a incluir e a respeitar.

O período entre o diagnóstico e a redação do livro foi de pouco mais de um mês. “Eu costumo contar histórias para os meus filhos antes de dormir. Essa eu já tinha em mente e apenas adaptei com detalhes que ele entenderia sobre esse assunto e redigi”, conta a escritora.

Solidariedade

A proposta de Yara é que o livro chegue a escolas e também a igrejas. O primeiro lote será vendido sob encomenda. Cada livro custa R$ 30. “Por esse valor, você irá comprar um, e outro será doado a uma escola”, explica. Os interessados em adquirir um exemplar podem entrar em contato pelo telefone (31) 99790-7087.