CAPACITAÇÃO CULTURAL

Segunda oficina do projeto SambaCongo vai explorar as histórias da arte e da fé

Atividade gratuita celebra as tradições culturais do samba e do Congado em roda de conversa e oficina de percussão

Por Marcio Antunes
Publicado em 19 de outubro de 2024 | 16:33
 
 
A primeira oficina, em setembro, marcou o início do projeto com a entrega de novos instrumentos para as guardas

Na próxima sexta-feira, 25 de outubro, acontece a segunda oficina do projeto SambaCongo, na Casa da Cultura Josephina Bento, às 19h. A iniciativa, idealizada pelo músico e advogado Sérgio Martins, busca resgatar e valorizar as histórias e tradições do Congado e do samba em Betim. A atividade é gratuita e aberta ao público, com inscrições realizadas no local.

Além da roda de conversa com integrantes das guardas de Congado, os participantes terão a oportunidade de aprender e praticar instrumentos de percussão ligados a essas tradições. "As oficinas mantêm as guardas unidas em torno de sua cultura e aproximam a população, promovendo um diálogo entre diferentes gerações e quebrando preconceitos", destaca Sérgio Martins, cofundador da Casa Cultural Dona Antônia.

A primeira oficina, realizada em setembro, marcou o início do projeto e contou com a entrega de novos instrumentos para as guardas de Congado, ação viabilizada por meio de parceria com a Secretaria de Arte e Cultura de Betim (Secult). O projeto tem execução prevista até fevereiro de 2025, culminando em um desfile durante o pré-Carnaval de Betim, com a participação dos alunos das oficinas.

Os interessados em participar da oficina do dia 25 de outubro podem se inscrever diretamente no local, momentos antes do início da atividade.

Festa da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário 
O projeto SambaCongo teve início em agosto deste ano, durante a Festa da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, um dos maiores eventos culturais de Betim, realizado anualmente. A celebração, que envolve as guardas de Congado, como Marujo, Caboclo e Moçambique, é considerada patrimônio cultural imaterial da cidade. A Casa Cultural Dona Antônia, em parceria com a Secult e a Irmandade, trouxe uma programação inovadora em 2024, com oficinas culturais voltadas para o samba e o Congado.  

Com o objetivo de preservar e fortalecer essa importante tradição afro-brasileira, a festa de Nossa Senhora do Rosário celebra a fé e a ancestralidade, reunindo famílias e guardas para um encontro de cores, danças e cânticos. A festividade também tem como destaque o hasteamento das bandeiras, missas e cortejos.