Cerca de mil alunos das escolas estaduais Senador Teotônio Vilela e Professora Lourdes Bernadete da Silva, em Betim, estão tendo a oportunidade de participar, desta terça-feira (30 de outubro) até sexta (1º de novembro), das atividades da Bienal Mineira da Leitura Itinerante. A iniciativa está sendo realizada gratuitamente no estacionamento do Complexo Esportivo Riccardo Medioli, situado na Rua Dulce Brandão, nº 52, no Jardim Teresópolis. O objetivo da ação, iniciada nessa terça (29 de outubro), é estimular à leitura e valorizar o livro.
"A iniciativa é importante, pois desperta nos alunos o desejo pela leitura, além de fazer com que eles adquiram conhecimentos e desenvolvam potencialidades sobre este universo literário. É uma grande oportunidade para que eles desenvolvam a capacidade criativa e se sintam partícipes desse processo especial, que é a bienal", disse o coordenador pedagógico da Escola Estadual Senador Teotônio Vilela, Bruno Pinheiro.
Nesta quarta, das 8h às 17h, os estudantes poderão participar do seminário Fanfic Bienal, que, traduzido, significa "ficção de fã". A expressão é uma narrativa ficcional, escrita e divulgada por fãs inicialmente em "fanzines" impressos, ou seja, publicações não profissionais e não oficiais, produzidas por entusiastas de uma cultura particular, como blogs, sites e outras plataformas pertencentes ao ciberespaço. O encontro, que será ministrado pelo ator e professor de teatro, Paulo Vitor, e pelo ator e professor, Cláudio Márcio, ambos de Belo Horizonte, será dividido em dois módulos.
Já nesta quinta e nesta sexta, das 8h às 17h, a bienal vai promover a oficina Livro Ação, que buscará, a partir da leitura em grupo dos livros da inovadora Coleção Conhecer Para Cuidar, realizar a conexão entre a leitura e a reflexão em grupo; e fazer o trabalho colaborativo e a construção de novos hábitos de leitura em prol da afirmação e da valorização do patrimônio cultural do Estado de Minas Gerais. A oficina será ministrada por moradores do Teresópolis.
A Bienal Mineira da Leitura Itinerante é uma iniciativa patrocinada pela Cemig e pela Gontijo, é realizada pela Asas Produções e pelo governo de Minas, por meio da Lei Descentra Cultura. Em Betim, a iniciativa conta com o apoio da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Arte e Cultura e Secretaria Municipal de Esportes.