GRATUITA

Exposição reúne no Monte Carmo Shopping fotografias da arquitetura histórica da cidade

O acervo composto por 15 registros ficará disponível para visitação até o dia 18 de dezembro no mall

Por Iêva Tatiana
Publicado em 23 de novembro de 2024 | 09:00
 
 
Exposição fotográfica “Retratos de uma Betim Antiga” pode ser conferida até o dia 18 de dezembro no Monte Carmo Shopping

Quem anda pelas ruas de Betim já percebeu uma, duas, três ou mais casas com o design mais antigo. Analisando essas residências que vislumbram os olhos dos observadores, o fotógrafo Geraldo Bisneto reuniu 15 imagens de construções de outras épocas que resistem à “invasão” da arquitetura moderna e contemporânea. É a exposição fotográfica “’Retratos de uma Betim Antiga”, que chegou ao Monte Carmo Shopping, na segunda, e pode ser conferida até o dia 18 de dezembro no mall.

“Retratos de uma Betim Antiga’ nasceu após algumas conversas que tive com moradores nascidos e criados na cidade. Com a ajuda da minha esposa, nós conseguimos mapear algumas casas que queríamos fotografar e exibir aqui na exposição”, explicou Geraldo Bisneto.

Esposa do fotógrafo, Camila Chaves contou que ela e sua família costumam contemplar as paisagens e as edificações da cidade que trazem à tona as memórias afetivas de um tempo que já passou. “Eu e meu pai somos betinenses, e o amor que ele tem pela cidade e pelas histórias que viveu aqui, com amigos e familiares, me faz, também, amar a cidade. Durante uma conversa, nós comentamos como a raiz da antiga Betim está se perdendo com o crescimento do município. E, para representar essa raiz, muitas pessoas retratam somente os museus e as igrejas. Mas, e as casas? As histórias de quem morava nelas? Será que essas pessoas ainda vivem ali?”, indagou Camila durante o lançamento da mostra.

Marcos Pires é aposentado e foi conferir o lançamento da exposição. “Achei a ideia muito boa, pois, geralmente, as exposições são sobre as igrejas, sobre a Casa da Cultura Josephina Bento ou sobre a Colônia Santa Isabel e o portal que a representa, e esses são lugares importantíssimos para a história da cidade, mas quando um visitante chega aqui (na exposição), ele reconhece essas casas espalhadas por Betim”, pontuou.