FEITO INÉDITO

Município é representado no Fórum Nacional de Museus

Participação ocorre em razão das articulações que vêm sendo feitas para criação de um museu vivo na Colônia Santa Isabel

Por Iêva Tatiana
Publicado em 28 de novembro de 2024 | 18:06
 
 
Fórum na capital cearense teve início na segunda (25) e se encerra neste sábado (30)

Betim está sendo representada no 8° Fórum Nacional de Museus, que acontece nesta semana, em Fortaleza (CE). O chefe da Divisão de Patrimônio Histórico do município, André Bueno, viajou a convite do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em razão das articulações que vêm sendo feitas para a criação de um museu vivo na Colônia Santa Isabel. “É a primeira vez que Betim participa do fórum, e estamos voltando pra casa com o sentimento de missão cumprida”, disse Bueno. 

Segundo o historiador, além de enaltecer e destacar os museus da cidade, representar o município no evento possibilitou uma reverência ao Centro de Memória Luiz Veganim, o Museu da Hanseníase, considerado o maior do país voltado para essa pauta. "Acredito que a participação de Betim [no fórum] seja de extrema importância por termos o maior acervo material e arquitetônico do Brasil com essa temática. Isso traz possibilidades de investimentos para a sua proteção".

Bueno ainda adiantou que convidou pessoalmente a presidente do Ibram, Fernanda Castro, para participar do II Seminário Memória e Patrimônio, que vai acontecer de 21 a 25 de janeiro de 2025 na Colônia Santa Isabel, dentro da programação do Concerto Contra o Preconceito.

O fórum na capital cearense, cujo tema é "Democracia e direito à memória", teve início na segunda-feira (25) e se encerra neste sábado (30).