HISTÓRIA

PUC recebe lançamento de livro de morador da colônia

Nelson Flôres é autor de ‘A Rosa e o Machado’; evento será no dia 2 de abril, às 11h

Por Sara Lira

Publicado em 26 de março de 2024 | 12:27

 
 
Nelson Flôres é autor de 'A Rosa e o Machado' Nelson Flôres é autor de 'A Rosa e o Machado' Foto: Carolina Miranda/O Tempo
normal

O escritor Nelson Flôres lança a autobiografia, ‘A Rosa e o Machado’ em evento na PUC Minas de Betim no próximo dia 2 de abril. A iniciativa é promovida pela disciplina Treinamento de Habilidades em Saúde da Pessoa Adulta, do curso de Medicina.

O evento será às 11h, no auditório da universidade, aberto ao público. No livro, ele relata as vivências e experiências na Colônia Santa Isabel durante o período de isolamento e internação compulsória por conta da hanseníase

Antes do lançamento, o público irá assistir o documentário ‘Filhos separados pela injustiça’, da diretora Elizabeth Martins, que conta a história da colônia. Em seguida, haverá uma roda de conversa sobre a temática abordada no livro. O livro também poderá ser adquirido no evento. 

“É uma história escrita diferente de tudo que já falaram sobre a gente, porque foi dito de fora para dentro. E eu escrevi de dentro pra fora, enquanto alguém que vivenciou o holocausto na colônia e o amontoado de seres humanos abandonados pelo Estado à mercê da própria sorte”, conta Flôres, que chegou à Santa Isabel aos 12 anos, após ser separado da família. O livro relata as memórias dele dos 9 até, aproximadamente, os 60 anos. 

O primeiro lançamento do livro ocorreu em janeiro, durante a programação do Concerto contra o Preconceito. De acordo com o filho de Flôres e diretor nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas por Hanseníase (Morhan), Thiago Flores, eles têm recebido um retorno positivo da obra. 

"As pessoas têm lido e feito comentários interessantes. Muita gente tem adquirido e temos feito uma série de pequenos cafés para divulgar o livro”, conta.

Segundo ele, no dia 12 de abril ocorrerá o lançamento no município de Águas Vermelhas, no Norte de Minas, onde Nelson nasceu. “Foi onde toda a história dele começou. Será um evento muito significativo”, disse.