SENSIBILIDADE

Professora da rede pública lança livro infantojuvenil sobre inclusão

A obra “Nina, a Menina que Sabia Voar” foi escrita em aproximadamente um ano e aborda a importância da amizade

Por Kemileyn Freire

Publicado em 18 de abril de 2024 | 19:16

 
 
Ema Machado é professora há oito anos, e integrante da Academia Betinense de Letras (Abel) há um ano e meio Ema Machado é professora há oito anos, e integrante da Academia Betinense de Letras (Abel) há um ano e meio Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução

A escritora mineira Ema Machado, moradora de Betim, vai lançar, na próxima quarta-feira (24), às 19h, na Casa da Cultura Josephina Bento, seu segundo livro infantojuvenil, “Nina, A Menina que Sabia Voar”. Além de autora, Ema é integrante da Academia Betinense de Letras (Abel) e professora de português, matemática, ciências e arte na rede pública municipal.

O livro conta a história de Nina, uma criança de 5 anos, que, após uma grave doença, perde os movimentos das pernas. Desde então, ela se fecha, recusando qualquer contato externo. “Em seu pequeno universo, Nina se sentia como um ‘peso’ para a secretária contratada pela mãe até o dia em que descobriu que a moça tinha uma filha, Bruna. Então, surgiu uma linda amizade. E, com o incentivo da nova amiga, Nina decidiu ir à escola ", descreve a autora.

De acordo com Ema Machado, a intenção é conscientizar as crianças, de forma lúdica, sobre a inclusão e a importância da amizade: “Gostaria de despertar um olhar mais sensível nas crianças sobre o assunto para que elas possam aprender a lidar com as diferenças sem preconceito e derrubar a barreira entre elas e o fator inclusão. É necessário que as crianças tenham sensibilidade e se acolham, pois o 'diferente' enfrenta uma batalha diária”.

Ela diz que o processo de escrita da obra demorou cerca de dez meses e que sua inspiração surgiu ao observar a interação dos alunos com os colegas deficientes. “Crianças querem poder interagir com seus pares, e ter o acolhimento de uma amizade é essencial. A amizade diminui a sensação de a pessoa ser vista como diferente”, afirma.

Certo dia, no jardim, Nina conhece Bel, uma fada borboleta, que passa a protegê-la, e a levá-la em seu mundo mágico, onde realidade e ficção se misturam. E, segundo a escritora, após a pequena vivenciar diversas situações de ganhos e perdas, ela vai descobrir habilidades que não pensava ter. “Há muitas Ninas por aí, e, nessa história, por meio do incentivo de uma amizade verdadeira, a nossa Nina teve forças para querer sair do mundo recluso em que vivia”, conclui Ema Machado.

Sobre a autora

Ema Machado nasceu em Belo Horizonte, em 1960, e, atualmente, reside em Betim. É pedagoga graduada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), pós-graduada em ludopedagogia e em literatura infantil para os anos iniciais pela Faculdade da Região Serrana (Farese).

Também é autora do livro "O Labirinto dos Sonhos". Além de escrever histórias para os públicos infantil e infantojuvenil, faz poesias. É professora há oito anos e, hoje em dia, dá aulas de português, matemática, ciências e arte para alunos do segundo ano do ensino público fundamental. Há cerca de um ano meio, passou a integrar a Academia Betinense de Letras (Abel).