ESPECIAL

Betim recebe 22ª edição da Semana Nacional de Museus

Iniciativas acontecerão entre 13 e 17 de maio; Especial. visitação guiada e oficinas são algumas atrações

Por O TEMPO

Publicado em 12 de maio de 2024 | 09:00

 
 
 *** Local Caption *** BETIM / O TEMPO / DIVULGACAO

Betim integra a 22ª Semana Nacional de Museus

Imagem: 
Prefeitura de Betim/Divulgação
*** Local Caption *** BETIM / O TEMPO / DIVULGACAO Betim integra a 22ª Semana Nacional de Museus Imagem: Prefeitura de Betim/Divulgação Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) inicia, na próxima segunda-feira (13), a 22ª Semana Nacional de Museus. E, para celebrar esse período tão importante, o município irá realizar nos museus da cidade algumas atividades que contemplam tanto os profissionais da área quanto o público geral. O evento é apoiado pela Secretaria Municipal de Arte e Cultura (Secult).

O tema escolhido pelo Ibram neste ano será “Museus, Educação e Pesquisa”. A programação vai envolver, além do Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo, a Casa da Cultura Josephina Bento e o Centro de Memória da Hanseníase Luiz Verganim, na Colônia Santa Isabel.

A abertura das atividades será marcada por um encontro na Casa da Cultura Josephina Bento, onde os profissionais dos três equipamentos culturais participantes da iniciativa se reunirão para compartilhar experiências e discutir diretrizes propostas pelo Ibram, além de aprimorar a gestão dos museus locais. O evento ocorre na segunda (13), quando o espaço ficará fechado para visitação.

Na terça-feira (14), funcionários dos espaços culturais vão participar de uma oficina de montagem de exposições, no Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo. O objetivo é motivar e capacitar os colaboradores. Nesse dia, o espaço ficará fechado para o público.

Já entre os dias 15 e 17 de maio, a população poderá visitar o Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo e o Centro de Memória da Hanseníase Luiz Verganim. Os participantes poderão conhecer o funcionamento dos museus. “Integrar esse evento nacional nos permite celebrar nossos museus e espaços culturais, compartilhar experiências e aprimorar nossas práticas e políticas públicas”, conta a secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro.