A psicoterapeuta de Betim Lilian de Paula, de 49 anos, tomou posse na Academia de Ciências, Artes, História e Literatura (Abrasci). A cerimônia foi realizada no dia 29 de abril, no Rio de Janeiro. Ela assumiu como acadêmica do Colegiado de Ciências Humanas.
De acordo com a profissional, a indicação veio após a instituição reconhecer o trabalho que ela desenvolve voltado para a saúde mental de mulheres e de fortalecimento de vínculos nas famílias.
“Receber esse reconhecimento é algo que eu nunca imaginei na vida. É um sentimento de que estou no caminho certo, vivendo meu propósito e meu chamado de fortalecer mulheres e famílias”, diz.
Um dos principais trabalhos dela é o projeto Mulheres de Coragem, uma terapia em grupo voltada para o público feminino. “Atendo muitas mulheres com traumas. E, quando elas são curadas, ressignificam a vida. Depois que mudamos o interior, o exterior muda”, afirma.
A psicoterapeuta também é educadora parental e acredita que uma família fortalecida é a base para uma sociedade bem-sucedida. “Muitas pessoas falam que a sociedade está com valores invertidos, e isso está acabando com as famílias. Mas eu digo que é o contrário: a família que está fragilizada. Quando ela está forte, ela é quem impacta a sociedade”, acrescenta.
Lilian ainda realiza workshops voltados para esse tema e irá lançar um livro no segundo semestre contando histórias de superação de mulheres.