CULTURA E SABEDORIA

Fórum relança projeto que disponibiliza livros para o público ler durante espera por serviços

Mais de 6.000 livros foram arrecadados e serão acomodados em uma estante no saguão do prédio

Por Kemileyn Freire
Publicado em 12 de agosto de 2024 | 19:00
 
 
Público poderá levar os livros para casa e devolver ao fim da leitura

A campanha “Cultura e Sabedoria” do Fórum da Comarca de Betim será relançada nesta quarta-feira (14 de agosto). O projeto incentiva a leitura por meio do compartilhamento de livros e revistas. O evento será às 16h. A unidade fica na rua Professor Osvaldo Franco, 55, Centro.

A iniciativa tem o objetivo de promover o fácil acesso à leitura e democratizar o conhecimento, por meio dos livros disponibilizados em uma biblioteca acomodada no saguão do prédio. Desta forma, qualquer usuário do prédio que procure os serviços prestados pelo Judiciário pode se beneficiar com o projeto.

A ação foi desenvolvida pelo juiz diretor do foro Carlos Márcio de Souza Macedo em 14 de junho de 2019. Agora, está sendo relançada com um acervo de mais de 6.000 livros arrecadados. Todos estão organizados em uma estante que pode parecer pequena, mas que esconde nos exemplares uma imensidão de possibilidades.

“Observamos que as pessoas ficam paradas no Fórum, em busca de informações, ou trabalhando, ou aguardando audiências. Então, criamos o projeto para que o usuário leia o livro enquanto espera. Caso queira levar para casa, pode, depois é só devolver. E, se puder, trazer mais um, melhor ainda. Se passar para outro ler, está bom também. O objetivo do livro é ser lido”, contou o juiz Carlos Márcio.

Como o relançamento, a iniciativa irá desenvolver novas atividades para chamar atenção do público para a biblioteca: “Vamos trazer as escolas para o Fórum, para conhecer essa cultura e sabedoria. Aqui, pode chegar e pegar um livro, não tem bibliotecário. Escolhe o que quiser e não precisa anotar e nem fazer ficha. Criamos o projeto para que a pessoa pegue o livro.”

O Fórum de Betim funciona todos os dias das 12h às 18h.