Uma festa de cores, tradição e ancestralidade. Assim se resume o Reinado de Nossa Senhora do Rosário, celebração do Congado que acontece no dia 25 de agosto. Neste ano, a festividade está sendo realizada pela Secretaria de Arte e Cultura (Secult) em parceria a Casa Cultural Dona Antônia e traz uma novidade: o lançamento de oficinas de samba e Congado, que vão ocorrer nos próximos meses e culminarão no pré-Carnaval de 2025.
A abertura oficial da festa do Congado ocorreu no dia 27 de julho, com o hasteamento da Bandeira de Aviso da Mão Poderosa na Capela do Rosário, no Angola. Nessa quinta (15), começaram as novenas e, no dia 24, haverá o hasteamento da bandeira de Nossa Senhora do Rosário, com missa na Paróquia São Francisco, seguida por cortejo em direção à Capela do Rosário, onde ocorre a vigília até domingo (25) de manhã, dia da festa. (Confira a programação ao fim da matéria)
De acordo com o historiador e chefe da Divisão de Patrimônio Histórico da Secult, André Bueno, o Reinado é considerado patrimônio cultural imaterial de Betim desde 2009. A tradição tem origem no período da escravidão, quando as práticas religiosas dos negros eram marginalizadas, e a bandeira de aviso era o único meio para anunciar a aproximação das festividades:
“Este é o festejo mais antigo da cidade. Celebra o negro, que era escravo no passado, mas hoje é liberto e mantém sua tradição e ancestralidade”.
Outra novidade deste ano é que as Guardas receberão novo fardamento, contendo as características de cada uma.
No dia 25, será lançado o projeto Samba Congo, que irá ofertar oficinas gratuitas de samba e de Congado.
“Em cada mês faremos em um lugar. Durante as oficinas, teremos um momento para explicar a história e a importância do Congado em Betim. Depois, os participantes aprenderão instrumentos de percussão. O objetivo é encerrar o projeto no ano que vem, durante o pré-Carnaval de Betim, no bloco Dona Antônia, para que possamos levar essa história para o desfile”, destacou o diretor da Dona Antônia, Sérgio Martins.
15 a 23/8, às 20h:
Novenas
Local: Capela do Rosário
24/8, às 19h:
Hasteamento da Bandeira de Nossa Senhora do Rosário, com celebração eucarística na Paróquia São Francisco de Assis e, em seguida, cortejo em direção à Capela do Rosário. No local haverá vigília durante a madrugada com rezas e cantos.
25/8 Festa do Rosário:
8h às 10h: Chegada das guardas de Congado
10h às 12h: Danças, cânticos e orações no adro da capela
13h: Pagamentos de promessas
16h: Cortejo
18h: Missa Conga
20h: Descendimento das bandeiras e finalização da festa
Local: Capela do Rosário