A Pastoral da Família, da Paróquia Santa Teresa de Calcutá, promove neste domingo (18) uma celebração mais que especial para aqueles que sonham com o matrimônio. Um casamento comunitário. Oito casais vão trocar alianças no altar da Igreja Santo Antônio, localizada na rua São Tarcísio, 311, no bairro Kennedy. A cerimônia está marcada para às 10h.
De acordo com o padre Alan Pereira, responsável pela paróquia, a celebração encerra a Semana da Família, instituída pela Igreja Católica para acontecer na segunda semana de agosto. Ele afirma que a cerimônia é toda custeada pela igreja, sendo apenas os trajes de responsabilidade dos noivos.
“Tudo é pensado e organizado de maneira que eles possam viver a tão sonhada experiência do matrimônio. Mas que, devido algum problema, não tiveram a oportunidade de passar pela experiência do casamento individual, seja por fatores financeiros ou sociais. Esses casais acabam indo morar juntos e colocando outras prioridades na frente. Por isso, a igreja dá essa oportunidade para mostrar para eles que o mais importante é eles terem a bênção de Deus”, afirmou o padre Alan Pereira.
O primeiro casamento comunitário da paróquia aconteceu em 2022, quando, também, oito casais firmaram o matrimônio perante a igreja.
O anúncio da abertura das inscrições da celebração é feito quatro meses antes. Desta forma, os casais interessados precisam apenas se inscrever na secretaria paroquial, fazer um curso de preparação e comparecer ao grande dia.