VISITE MUSEUS

Memorial Noemi Gontijo passa a integrar plataforma digital do Instituto Brasileiro de Museus

Espaço conta a história da fundadora do Salão do Encontro e agora faz parte do rol nacional de museus expostos no site

Por O TEMPO

Publicado em 19 de agosto de 2024 | 12:14

 
 
Espaço fica dentro do Salão do Encontro, no bairro Angola, em Betim Espaço fica dentro do Salão do Encontro, no bairro Angola, em Betim Foto: Salão do Encontro/Divulgação

O Memorial Noemi Gontijo, que conta a história da professora e fundadora do Salão do Encontro, em Betim, passou a integrar o portal Visite Museus, criado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A plataforma reúne espaços culturais de todo o país, e tem o objetivo de disseminar a cultura e história dos mais diversos locais no Brasil.  

“Com essa novidade, projetamos o Memorial para ser conhecido a nível nacional, dando visibilidade para a programação do espaço e ampliando a capacidade de difusão desse importante patrimônio para o público”, destaca Cristina Santos, instrutora responsável pelas atividades do Memorial Noemi Gontijo. Para acessar a aba do memorial no portal do Ibram clique aqui

Saiba mais 

O memorial funciona na antiga Casa de Hóspedes, onde dona Noemi, que morreu no fim de julho aos 100 anos de idade, morou por uma década, e fica dentro da unidade Matriz do Salão do Encontro no bairro Angola. A casa ocupa uma área construída de 355m² e conta com oito cômodos, entre quartos, salas, cozinha e varanda. 

Alguns dos objetos expostos, são: um jogo de louças que pertencia à mãe de dona Noemi, instrumentos de trabalho antigos utilizados pelos artesãos nos primeiros anos do Salão do Encontro; além de móveis antigos. Também podem ser vistas fotos históricas que remontam à história da instituição. 

A visitação é aberta ao público externo mediante agendamentos pelo e-mail visitas@salaodoencontro.org.br. As visitas são guiadas, com capacidade de receber alunos de escolas do município e região, além de grupos particulares interessadas em conhecer o Memorial. 

Programação interna especial

Em alusão ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, celebrado em 17 de agosto, o Memorial promoverá, ao longo desta semana, uma programação especial para os alunos da educação infantil atendidos pelo Salão do Encontro. 

Durante a ação, os pequenos farão a visitação guiada ao espaço durante o turno escolar e serão provocados com uma atividade lúdica ao final do circuito, para elaborarem a sua compreensão sobre o patrimônio.