A Orquestra Filarmônica Ramacrisna realiza, nesta sexta-feira (23), o concerto “Clássicos do Rock”, em comemoração aos 19 anos de história. O evento será às 19h, no Centro Cultural do Instituto Ramacrisna (rua São Paulo, 379, no Santo Afonso, em Betim), com entrada gratuita. Durante a apresentação, a orquestra irá reunir sucessos do rock internacional entre as décadas de 60 e 90.
O concerto contará com a participação especial de uma banda montada especialmente para a ocasião – com músicos tradicionais de Belo Horizonte como os cantores Geosh Versieux e Ayla Manso, participação de um quarteto vocal lírico na voz de Ariadna Fernandes, Joyce Hayabusa Barros, Wagner Soares e Samuel Goetz, além do guitarrista Sivan e do baixista elétrico Matheus Martins.
De acordo com informações divulgadas pelo Ramacrisna, o repertório foi elaborado pelo maestro Eliseu Barros. Entre as canções esperadas haverá sucessos de bandas como Led Zeppelin, Queen, AC/DC, Aerosmith, Guns N' Roses, Beatles e Metallica.
“Vamos unir a riqueza da música clássica com a energia do rock das décadas de 60 a 90, criando uma experiência única para o público. Com um repertório que inclui grandes sucessos de bandas icônicas e a participação de músicos renomados, queremos proporcionar uma noite inesquecível, que homenageia nossa história e inspira as futuras gerações através da música.", destaca Barros.
A Orquestra Filarmônica Ramacrisna nasceu em 2005 com o objetivo de trazer para a realidade das crianças e jovens em situação de risco pessoal e social da comunidade de Vianópolis, em Betim, a beleza do universo da música clássica. Atualmente, conta com 40 alunos em sua composição.
Ao longo dos seus 19 anos de formação, a Orquestra Filarmônica Ramacrisna já se apresentou nos principais espaços culturais da região metropolitana de Belo Horizonte entre eles: CCBB, Teatro Bradesco, Cine Theatro Brasil Vallourec, Palácio das Artes, Museu de Ciências Naturais da Puc, entre outros.
O repertório fo grupo já rendeu frutos com parcerias com artistas renomados internacionalmente, incluindo os tenores italianos Claudio Mattioli e Massimiliano Barbolini, o tenor lírico Felipe Peletta, Saulo Laranjeira, Trio Amaranto, DoContra, a banda Tianastacia, a violinista norte americana Elizabeth Fayette, Spala da Filarmônica de Minas Gerais, e grandes artistas nacionais como Seu Jorge, Céu, Fernanda Takai, Mônica Salmaso, Joyce Moreno, Lô Borges, Beto Guedes, Flávio Venturini, Toninho Horta,
A vice-presidente do Instituto Ramacrisna, Solange Bottaro, enaltece a trajetória da orquestra.
“Ver a evolução da Orquestra ao longo desses 19 anos é motivo de grande orgulho para todos nós. Formamos muitos músicos ao longo deste tempo. Nossos talentosos jovens são muito dedicados e têm levado a Orquestra a um patamar elevado, com participação em grandes produções musicais, dividindo o palco com artistas internacionais”, relata.