ARTE E RESISTÊNCIA

Exposição de Celso Moretti chega à Expo Favela Minas Gerais 2024

Favela Negra ganha destaque na sede do Sebrae-MG nesta sexta (13) e sábado (14)

Por Marcio Antunes
Publicado em 13 de setembro de 2024 | 18:34
 
 
A obra Favela Negra, criada pelo músico e artista Celso Moretti, é uma das atrações da Expo Favela Minas Gerais 2024

A obra Favela Negra, criada pelo músico e artista Celso Moretti, é uma das atrações da Expo Favela Minas Gerais 2024, realizada nos dias 13 e 14 de setembro na sede do Sebrae-MG, no bairro Nova Granada, em Belo Horizonte. Convidada a integrar o evento, a exposição está posicionada na entrada do credenciamento, oferecendo grande visibilidade ao público.

Composta por uma maquete de grandes proporções — 2m de largura, 1,5m de altura e 4,1m de comprimento — a obra retrata o cotidiano de uma favela brasileira, construída inteiramente com materiais recicláveis. A Favela Negra é a maior maquete do Brasil dentro de sua escala e foi desenvolvida por Nôxa Alvarenga, heterônimo de Celso Moretti. O projeto, financiado pela Lei Paulo Gustavo, já atraiu quase mil visitantes em Betim.

Para Moretti, levar a exposição para um evento estadual reforça o impacto de sua obra além das fronteiras de Betim. “É um orgulho ver essa representação da minha trajetória e da realidade de tantas pessoas ganhando espaço em um evento tão importante”, comentou o artista.

A exposição Favela Negra, a partir desta segunda-feira (16), no Espaço Guêto, na rua Leonardo Lopes Cançado, 60, bairro Bandeirinhas. De 9 às 17h, às segundas, quartas, sextas e sábados. Já nas terças e quintas, o dia é especial para grupos acima de 10 pessoas com agendamento para melhor acompanhamento.